Pular para o conteúdo
Esportes

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Partida em Paris durou 5h29 e se tornou a final mais longa da história de Roland Garros
Agência Estado -
Alcaraz e Sinner (Foto: Getty Images)

Campeão em Roland Garros em 2024, encerrando um longo reinado da dupla Novak Djokovic e Rafael Nadal, Carlos Alcaraz repetiu o feito nesta neste domingo e faturou o bicampeonato com uma vitória por 3 sets a 2, após sair atrás por 2 a 0, com parciais de 4/6, 6/7 (4/7), 6/4, 7/6 (7/3) e 7/6 (10/2), em uma dura batalha de 5h29, em .

Esta foi a final mais longa da história de Roland Garros, superando as 4h42 do duelo entre o sueco Mats Wilander e o argentino Guillermo Vilas, em 1982. Em 2024, o espanhol precisou de 4h19 – agora a terceira mais longa – para derrotar Alexander Zverev e faturar seu primeiro título no Grand Slam parisiense.

Alcaraz conquistou, assim, seu 20º título de nível ATP, somando sua quinta conquista de Grand Slams – além das duas conquistas de Roland Garros, também já faturou Wimbledon, duas vezes, e o US Open. De quebra, ele ampliou sua vantagem nos confrontos diretos contra Sinner para oito vitórias e quatro derrotas, batendo o rival nos cinco últimos confrontos.

Com o resultado no saibro francês, o espanhol de 22 anos, que impôs as duas derrotas nas 21 partidas disputadas pelo italiano neste ano, vai reduzir a vantagem do rival na liderança no ranking da ATP, nesta segunda-feira, para 2.030 pontos, ameaçando a hegemonia de Sinner, que completou, também neste domingo, um ano como o principal tenista da atualidade.

A aguardada primeira final de Grand Slam entre os dois melhores do ranking começou equilibrada, em um de 12 minutos, com Sinner pressionado e salvando três break points antes de confirmar seu serviço. Na sequência, Alcaraz igualou o placar e viu o italiano salvar mais dois break points no terceiro game.

Mais agressivo no combate e subindo mais à rede, Alcaraz, enfim, aproveitou a chance de quebra para fazer 3 a 2 na quadra Philippe-Chatrier, mas levou o troco no game seguinte. Sinner passou a se soltar mais, subiu de produção e aproveitou erros de saque do espanhol no décimo game para quebrar o serviço do rival e fechar a primeira parcial em 6/4.

Após recuperar seu jogo de alto nível, Sinner embalou no segundo set, quebrou o serviço de Alcaraz logo no segundo game e, na sequência, abriu uma vantagem de 3/0, com 70% de aproveitamento no primeiro serviço. O número 1 do mundo administrou a vantagem até o nono game, quando o número 2 do mundo cresceu na partida, quebrou o saque do italiano e, em seguida, igualou o set por 5 a 5 com uma paralela.

Com o empate em seis games para cada lado, o set foi definido no tie-break. Sinner novamente demonstrou mais eficiência em momentos decisivos e abriu 6 a 2, jogando a pressão de quatro set points sobre o espanhol, que não resistiu e saiu derrotado por 6 a 4.

No início do terceiro set, Sinner quebrou o serviço de Alcaraz de cara, porém, o espanhol recuperou a confiança, encontrou espaços para seus golpes curtos e certeiros – foram 14 winners a 7 -, quebrou duas vezes o saque do italiano e virou o placar para 4 a 1. O italiano se recuperou no nono game, derrubando o serviço do rival, mas o número 2 se impôs no game seguinte e fechou em 6/4 – foi o primeiro set perdido por Sinner no torneio.

O quarto set foi marcado pelo equilíbrio. Concentrados e quase sem erros de saque, os dois tenistas confirmaram seus serviços na primeira metade da parcial – 3 a 3 – até o jogo ganhar contornos dramáticos. Sinner abriu 40 a 0 no sétimo game e superou Alcaraz logo no primeiro break point, abrindo 5 a 3 na sequência.

O líder do ranking ainda teve três match points para fechar o jogo em 6/3 e levantar a taça, mas permitiu a reação do espanhol, que buscou a virada e, depois, quebrou o serviço de Sinner, com boa defesa e ótimos voleios, para igualar o set em 5/5. Com o empate por 6 a 6, o jogo foi novamente para o tie-break. Desta vez, no entanto, prevaleceram os aces de Alcaraz, que venceu por 7/3 e igualou o duelo em dois sets para cada lado.

Empurrado pela torcida, o número 2 do mundo manteve o embalo da parcial anterior e quebrou o serviço de Sinner, que aparentava desgaste físico, logo no início do quinto e decisivo set. Sem a mesma potência nas devoluções de direita e com a confiança abalada, o italiano tentou reagir no quarto game, mas desperdiçou break points, e Alcaraz abriu 3/1.

Sinner, então, mostrou por que é o melhor do mundo. O italiano voltou para o jogo e, quando Alcaraz sacava pelo título, quebrou o serviço do adversário para igualar o set em 5/5 e passar à frente com uma paralela. No terceiro tie-break do jogo, após outro 6/6, o vice-líder do ranking foi arrasador, abrindo 7 a 0, levou a melhor por 10/2 para fechar o jogo e, enfim, comemorar a conquista.

Duplas femininas

Depois de ficarem com o vice em 2024, as medalhistas de ouro olímpicas Sara Errani e Jasmine Paolini conquistaram, neste domingo, o título de duplas femininas de Roland Garros pela primeira vez. A dupla italiana, segunda cabeça de chave, derrotou Anna Danilina e Aleksandra Krunic por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 2/6 e 6/1.

Este foi o segundo título de duplas de Errani no torneio francês A tenista de 38 anos já havia vencido ao lado de Roberta Vinci, com quem faturou também o US Open, Wimbledon e o Aberto da .

“Você tenta se concentrar todos os dias, e talvez não esteja curtindo 100% o que está acontecendo, porque não consegue parar e sentir. Mas agora, eu sinto isso e estou tentando perceber que o que estamos fazendo é tão grandioso. Ganhar um Grand Slam é a melhor coisa do mundo”, disse Errani.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Autor de feminicídio deixou ‘carta’ antes de matar professora

Jantar de Lula no Alvorada tem presença de Moraes, ministros do STF e Gonet

Polícia apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Agência deverá pagar R$ 10 mil a cliente por falha em cancelamento e agendamento de voo

Últimas Notícias

Brasil

Ferramentas jurídicas são fundamentais para reduzir feminicídios

Ministra entende como muitas mulheres se sentem culpadas na hipótese de denunciar

Polícia

Polícia apreende 1,8 tonelada de maconha e recupera caminhonete

Na caminhonete foram localizados e apreendidos 1.824,6 kg de maconha

Brasil

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Mesa Diretora da Casa publicou ato na quarta-feira (30) confirmando a perda das vagas

Esportes

Flamengo tem estreias, mas perde no Maracanã e vê Atlético-MG abrir vantagem na Copa do Brasil

Flamengo precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Arena MRV