Nestas Olimpíadas os Estados Unidos não vão entrar para brincar no basquete, na última semana foi divulgada a lista de jogadores que farão parte do elenco americano que vai aos Jogos Olímpicos 2024 que acontecerão em Paris, França. A seleção americana chama a atenção por ser realmente um “Dream Team” formada apenas por jogadores que são a nata da NBA.

Dream Team reúne novamente Lebron James e Kevin Durant

Steve Kerr é um técnico de sorte pois terá um elenco de peso para disputar os Jogos Olímpicos de Paris que acontecem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Entre os 12 convocados estão os maiores astros do basquete da atualidade, entre eles figuras como Lebron James que tentará sua 4ª medalha olímpica, incluindo duas medalhas de ouro, uma nos Jogos de Pequim em 2008 e outra em Londres em 2012.

Anthony Davis é outro que volta à seleção depois de longo tempo sem defender os Estados Unidos, junto ao retorno de Lebron após 12 anos. Já uma figura importante do elenco americano é Kevin Durant do Phoenix Suns, que esteve presente nos eventos anteriores e retorna mais uma vez para as Olimpíadas em 2024. O maior cestinha da seleção americana da atualidade, marcou 435 pontos defendendo sua nação.

Ele foi um dos protagonistas nas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, Rio em 2016 e também nas Olimpíadas de Tóquio 2020 que aconteceram em 2021. Vale lembrar que Kevin Durant e o aposentado Carmelo Anthony são os únicos tricampeões olímpicos em jogos de basquete da seleção americana.

Seleção americana conta com estreantes de peso no seu elenco

Enquanto isso, três peças deste elenco, que tenta o pentacampeonato consecutivo para o Estados Unidos, são estreantes nos jogos olímpicos, são eles: Kawhi Leonard, Joel Embiid e Stephen Curry. Kawhi Leonard foi o último escalado para a seleção por causa de dúvidas sobre o seu condicionamento, já que ele se lesionou recentemente, porém ele foi confirmado um pouco depois da revelação quase completa que houve do time anteriormente.

Stephen Curry fará sua estreia nas Olimpíadas após defender os Estados Unidos duas vezes na Copa do Mundo de 2010 e 2014. Já Joel Embiid estreia após um ano naturalizado americano, o pivô do Philadelphia 76ers poderia ainda defender as seleções da França e Camarões.

Confira escalação do Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de Paris

Além destes nomes que são grandes destaques da NBA, a seleção conta com outros astros do basquete que reforçam este time que é o favorito da competição, confira como ficou o “Dream Team” americano:

  • Anthony Davis (Los Angeles Lakers)
  • Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves)
  • Bam Adebayo (Miami Heat)
  • Devin Booker (Phoenix Suns)
  • Jayson Tatum (Boston Celtics)
  • Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
  • Jrue Holiday (Boston Celtics)
  • Kawhi Leonard (Los Angeles Clippers)
  • Kevin Durant (Phoenix Suns)
  • LeBron James (Los Angeles Lakers)
  • Stephen Curry (Golden State Warriors)
  • Tyrese Haliburton (Indiana Pacers)

Seleção americana promete recuperar protagonismo

A seleção que os Estados Unidos formou realmente impressiona e existe um porquê disto. Recentemente, na Copa Mundial de Basquete, que aconteceu em 2023, os Estados Unidos não foram bem, para o tamanho da seleção que representam eles tiveram um resultado fraco e terminaram o evento em 4º lugar, com um time alternativo.

Apesar de conquistarem ouro nos eventos olímpicos passados, a volta de Lebron James e toda essa formação convocada por Steve Kerr apontam que os Estados Unidos entraram para ganhar. Vale lembrar que nas Olimpíadas os Estados Unidos tem recordes impressionantes no basquete masculino, em 19 participações, eles nunca deixaram de ganhar uma medalha, somando 16 ouros, 2 pratas e 1 bronze.

Para quem quiser acompanhar a seleção americana, ela fará a sua estreia nos Jogos de Paris 2024 contra a Sérvia no dia 28 de julho, entretanto o “Dream Team” será testado antes em vários jogos amistosos. O primeiro deles será contra o Canadá no dia 10 de julho, no mesmo mês a equipe americana enfrentará a Austrália no dia 15, a Sérvia no dia 17, Sudão do Sul no dia 20 e para terminar, a Alemanha no dia 22 de julho.