Dono de duas medalhas olímpicas, Rafael Silva tem uma história olímpica para se orgulhar. Agora, em sua última participação olímpica, o campo-grandense de 37 anos busca por uma nova medalha e pode passar novamente por um reencontro com um dos maiores nomes do esporte francês: Teddy Rinner.

Bronze em Londres 2012 e na Rio 2016, Rafael ‘Baby’ viu que seguia na elite da categoria ao retornar ao pódio de um Campeonato Mundial de Judô em 2023. Já Riner é dono de cinco medalhas olímpicas e 10 vezes campeão mundial, além de ser uma das estrelas dos donos da casa.

O francês ainda quer coroar a vitoriosa carreira com a vitória diante dos compatriotas. Para ‘Baby’, vencer o rival representaria romper uma escrita desfavorável. Riner o venceu nas duas vezes em que os dois se cruzaram em uma chave olímpica, na Rio 2016 e em Tóquio 2020.

“Estou feliz demais por estar aqui. Paris é um grande lugar para o judô, e fazer minha última Olimpíada aqui me deixa bastante feliz. Teddy Rinner é um adversário de muitos anos, de longa data, e se tiver um momento para ganhar dele tem que ser agora, nessa última Olimpíada. É um adversário que faz com que todos os outros da categoria trabalhem mais e treinem mais duro para ganhar dele. Esse foi o trabalho que eu fiz”, diz o sul-mato-grossense.

jogos olímpicos
Rafael Silva já chegou a Paris (Reprodução, Redes Sociais)

Medalhista

Baby tem sete medalhas em mundiais, quatro delas individuais. Em Doha-2023, voltou a conquistar um bronze, seis anos após o pódio anterior na categoria acima de 100 kg. A medalha renovou a confiança do veterano e mostrou ser possível buscar mais um pódio olímpico nesta edição de despedida.

“O resultado no Mundial de 2023 me motivou muito e me inspirou para acreditar que é possível, que dá para chegar e disputar de igual para igual com essa galera mais nova. Estou feliz de estar aqui. Estou bem. É terminar essa fase final de treinamento e partir para a competição”, opina o judoca, que já está treinando em Paris.

O judô brasileiro está treinando em Saint-Geneviève-des-Bois, a cerca de 30 km de Paris. Os atletas se mudam para a Vila Olímpica apenas dois dias antes de competirem. A delegação conta, além de Baby, com outros quatro medalhistas olímpicos: Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros, Rafaela Silva e Mayra Aguiar. Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012, hoje compõe a comissão técnica.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.