Pular para o conteúdo
Esportes

São Paulo é salvo por Rafael, vê Lucas decidir e derrota o Grêmio no MorumBis

Time paulista foi empurrado por mais de 50 mil torcedores
Osvaldo Sato -
Gol foi marcado por Lucas Moura logo no início do jogo (Foto: Reprodução, X)

Apoiado por mais de 50 mil torcedores no MorumBis, o fez o suficiente para derrotar o Grêmio, se reabilitar no Brasileirão e ganhar fôlego na briga pelas primeiras colocações. Único em campo capaz de ser decisivo e desequilibrar, Lucas Moura garantiu a vitória por 1 a 0 sobre os gaúchos ao time treinado por Luis Zubeldía com um gol no início da partida. Foi um ótimo, elétrico e tenso jogo na capital paulista, com expulsão, lesão e várias oportunidades dos dois lados. O goleiro Rafael brilhou no segundo tempo e foi outro protagonista.

Depois de ter sua série de quatro vitórias interrompida com o revés para o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, o São Paulo se recuperou na competição. Com 30 pontos, a equipe tricolor demonstra mais constância e regularidade do que exibiu na temporada passada. Por isso, briga entre os líderes.

Irregular e com péssimo desempenho fora de casa, o Grêmio continua sua luta contra o rebaixamento. Está estacionado nos 11 pontos e só tem campanha superior as de Atlético-GO e Fluminense, respectivamente penúltimo colocado e lanterna. A boa notícia para a torcida gremista é que o time jogou um bom futebol no segundo tempo e poderia ter empatado ou até saído do MorumBis com a vitória. Não saiu porque precisa afinar a pontaria.

Foi um monólogo do São Paulo no primeiro tempo. Apoiado por mais de 50 mil, o time tricolor dominou os primeiros 45 minutos. Criou, marcou, incomodou e quase não foi acossado. O desempenho sugeriu que a vitória seria larga, mas os donos da casa foram às redes apenas uma vez. Foi no início, com Lucas Moura, um dos que estava em campo – senão o único – capaz de desequilibrar.

Lucas recebeu na entrada da área. Livre, teve tempo para dominar e acertar um preciso chute rasteiro, no canto direito para que os são-paulinos comemorassem a abertura do placar. Os donos da casa não foram intensos e dominantes até o fim, mas podiam ter descido ao intervalo com vantagem maior. O Grêmio só respondeu nos acréscimos, sempre em jogadas originadas dos pés de Soteldo, o mais criativo e lúcido dos gremistas.

No ótimo segundo tempo, movimentado e bem jogado, Alisson sofreu uma lesão que aparenta ser grave e o São Paulo sentiu. Sem o meio-campista, pilar da equipe, que deixou o campo de maca, com o que parece ser uma séria contusão na tíbia da perna direita, a equipe de Zubeldia murchou e passou a ser dominada. Foram três chances seguidas do Grêmio, que não empatou o jogo devido à incompetência nas finalizações.

Soteldo, que muito cria, finaliza mal. Esteve nos pés do baixinho venezuelano a melhor oportunidade dos gaúchos. Mas ele, de frente para o gol, tentou tirar demais do alcance de Rafael após ajeitada de Dodi e mandou para fora.

O São Paulo se recompôs, melhorou com as mudanças de Zubeldía e voltou a pressionar os gaúchos, mas, como o rival, foi ineficiente e empilhou chances perdidas. O Grêmio, no geral, foi melhor que os donos da casa na etapa final.

O time treinado por Renato Gaúcho, que foi alijado da área técnica em decorrência de uma gripe, fez uma intensa pressão na parte final. Foram ao menos quatro oportunidades para empatar e até virar. Mas o goleiro Rafael provou que virou figura constante na seleção brasileira por mérito.

Rafael cresceu e fez três fundamentais defesas nas tentativas de Soteldo, Rodrigo Ely e Nathan para garantir o triunfo são-paulino e deixar aliviados 53 mil torcedores no estádio.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 X 0 GRÊMIO

SÃO PAULO – Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Ferraresi e Welington; Alisson (Wellington Rato), Bobadilla e Luciano (Galoppo); Lucas Moura (Rodrigo Nestor), Calleri (André Silva) e Ferreira. Técnico: Luis Zubeldía.

GRÊMIO – Marchesin; João Pedro, Rodrigo Ely, Natã (Ronald) e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Gustavo Nunes) e Pepê (Carballo); Soteldo, Galdino (Nathan) e Pavón (Nathan Fernandes). Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar).

GOL – Lucas, aos 8 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Lucas Moura, Pepê, Villasanti, Rafael, Nathan Fernandes, Welington e Ferreira.
CARTÃO VERMELHO – Igor Vinícius.
ÁRBITRO – Gustavo Ervino Bauermann (PR).
PÚBLICO – 53.168 torcedores.
RENDA – R$ 3.248.493,00.
LOCAL – MorumBis, em São Paulo (SP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

câmara projetos salário

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Últimas Notícias

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal

Política

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

Comunidades pantaneiras ainda querem debater com a ministra Marina Silva sobre pesca, incêndios florestais e unidades de conservação

Brasil

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Contestações podem ser realizadas até 14 de novembro

Cotidiano

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Ação realizou consultas médicas e exames preventivos de câncer de mama e próstata