Grêmio e Internacional são responsáveis por uma das rivalidades mais emocionantes do futebol mundial. Neste texto, vamos analisar os principais títulos deles para tentar responder à pergunta: quem tem mais títulos, Grêmio ou Internacional?

Ambos possuem uma lista de conquistas de títulos estaduais, nacionais, continentais e até mundiais. Como todo fã de aposta esportiva gosta de uma estatística, se liga: levando em consideração todos os títulos oficiais, tanto Grêmio quanto Internacional somam 64 conquistas. Confira quais são:

Conquistas intercontinentais

O Grêmio alcançou a glória mundial em 1983, vencendo a Copa Intercontinental – reconhecida oficialmente com título mundial – por 2 a 1 sobre o Hamburgo.

Já o Internacional teve seu momento de glória em 2006, por meio do Mundial de Clubes da FIFA. A final foi contra o Barcelona e o Inter venceu por 1 a 0, com gol de Adriano Gabiru.

Contudo, para vias de estatística, o Internacional tem outra conquista na lista. Trata-se da Copa Suruga, que era disputada entre o campeão da Copa Sul-Americana e o da Copa da Liga Japonesa. O Inter venceu a competição em 2009, batendo o Oita Trinita por 2 a 1.

A Copa Suruga não é considerada um Mundial de Clubes, porém é um título oficial. Por conta desta característica, ela entra na lista de conquistas intercontinentais do Inter, deixando o Colorado em vantagem nesta conta: 2 a 1 para o Internacional.

Conquistas continentais

O Grêmio conquistou a Libertadores três vezes. Em 1983 a vitória sobre o Peñarol abriu caminho para a conquista do Mundial, em 1995 o bicampeonato veio sobre o Atlético Nacional, e em 2017 a vitória foi sobre o Lanús.

Já o Inter venceu a Libertadores duas vezes, a primeira em 2006, batendo o São Paulo, e a segunda em 2010, superando o Chivas-MEX. Ambas as conquistas tiveram como protagonista o ídolo Rafael Sóbis.

Em termos de Recopa, disputada entre o campeão da Libertadores contra o torneio secundário da Conmebol (atualmente a Sul-Americana) há um empate. O Grêmio venceu a Recopa em 1996 e 2018, enquanto os Colorados venceram em 2007 e 2011.

O Inter é também um dos poucos brasileiros que conquistaram a Copa Sul-Americana, bem conhecida pelos clientes de casa de aposta, podendo ostentar a alcunha de “Campeão de Tudo”. A vitória veio em 2008, sobre o Estudiantes.

No total, são cinco conquistas continentais para cada lado, deixando a nossa contagem em 7 a 6 para o Internacional.

Conquistas nacionais

O Grêmio é o segundo maior campeão da Copa do Brasil. O primeiro título veio em 1989, na primeira edição do torneio. Depois vieram as conquistas de 1994, 1997, 2001 e 2016. O Inter venceu a Copa do Brasil uma única vez, em 1992.

O Inter é tricampeão brasileiro, com direito a uma conquista invicta em 1979. O Grêmio venceu o Brasileirão em 1981 e 1986.

O Tricolor conta também com uma Supercopa do Brasil, vencida em 1990, enquanto o Internacional soma o Torneio Heleno Nunes, competição realizada em 1984. Ambas são consideradas títulos oficiais pela CBF.

Assim, o Grêmio soma oito títulos nacionais, enquanto o Inter tem cinco conquistas. Dessa forma, nossa contagem de “quem tem mais títulos: Grêmio ou Internacional” sofre uma virada: o Grêmio agora soma 14 títulos oficiais e o Inter conta 12 conquistas.

Conquistas interestaduais

O Grêmio conta em sua lista também duas conquistas regionais. Trata-se do Campeonato Sul-Brasileiro de 1962 e a Copa Sul de 1999, ambos disputados apenas por times do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Inter não possui títulos interestaduais, deixando assim a nossa conta em 16 a 12 para o Grêmio.

Conquistas estaduais

O Inter ainda é o maior campeão gaúcho, com 45 conquistas. Em 2024, o Grêmio tornou-se o atual heptacampeão consecutivo, mas na soma conta com 43 títulos.

Porém, o futebol gaúcho não se resume apenas ao tradicional campeonato estadual. O Grêmio soma quatro conquistas da Recopa Gaúcha e uma da Copa FGF. O Inter possui duas Recopas, duas Copas FGF e também uma Super Copa Gaúcha (2016) e duas Copas Governador do Estado (1978 e 1991)

Com 48 conquistas estaduais para o Grêmio e 52 para o Internacional, chegamos ao empate de 64 títulos para cada lado. Mas é possível desempatar essa conta considerando dois possíveis fatores.

Possíveis desempates

A primeira possibilidade é levar em consideração a conquista da Série B do Brasileirão em 2007 pelo Grêmio. Os torcedores não costumam somar conquistas da Segunda Divisão nas discussões sobre títulos, mas eles são oficiais.

Há também a possibilidade de incluir o Campeonato Citadino, que existiu entre 1910 e 1972, e era disputado apenas por times de Porto Alegre, sendo assim uma conquista municipal.

Há uma controvérsia na contagem de cada clube por conta da disputa de 1920, em que ambos se consideram campeões. Independente dessa questão, o Grêmio é o maior campeão deste torneio pioneiro, com 28 conquistas contra 23 do Inter. Ou 27 contra 24 pela contagem colorada.

Essa dúvida sobre 1920 é apenas um dos vários ingredientes de uma rivalidade que dura mais de 100 anos e que mostra o quanto é complexo determinar quem tem mais títulos, Grêmio ou Internacional.