A professora de judô Anne Talitha Almeida Ferreira Silva foi convocada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para ser auxiliar-técnica da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Faixa preta de judô e profissional de educação física, ela trabalha desde 2006 treinando paratletas na modalidade. Ter alcançado uma olimpíada, para ela, é a realização de um sonho.

“Esta minha primeira Paralimpíada é a realização de um sonho, e estou com ótimas expectativas, pois o Brasil classificou judocas em 13 categorias das 16 disputadas, então vamos muito fortes para Paris”, destacou.

“Acredito que essa convocação é representativa para o judô sul-mato-grossense paralímpico. Represento o Ismac (Instituto Sul-mato-grossense para Cegos) e lá o judô é uma ferramenta de iniciação esportiva, de reabilitação e habilitação, de autonomia e independência da pessoa com deficiência”, afirmou a ‘sensei’. “Eu acredito que vai ser uma grande experiência. Eu acho que é a maior experiência, o maior desafio da minha vida, profissional, e também a maior conquista”, completou.

Apesar disso, os olhos da sensei estão voltados para o agora, com Paris 2024, mas também para as Olimpíadas de 2028. Isso porque ela quer colocar um atleta de MS, representando o Ismac e Campo Grande, nas próximas Olimpíadas.

“Conseguir classificar um dos atletas que treino para as Olimpíadas seria uma satisfação ainda maior e este é o próximo objetivo”, disse.

Enquanto era entrevistada pelo Jornal Midiamax, Talitha repassava orientações para os atletas no tatame do Ismac. Vários deles tem despontado no cenário nacional, mas Gabriel Rodrigues e Hellen Machado são as principais apostas. Eles conquistaram medalhas em competições internacionais e sido convocados para a seleção brasileira.

Delegação brasileira

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta quinta-feira (11) a convocação de 147 atletas de nove modalidades que representarão o Brasil nas Paralimpíadas 2024. O evento acontece de 28 de agosto a 8 de setembro.

Esta é a segunda de três etapas da convocação da delegação brasileira. A primeira convocação aconteceu no último dia 25 de junho. A terceira e última acontece dia 18, com os nomes do tênis em cadeira de rodas .

Sul-mato-grossenses em Paris

No último dia 11, cinco atletas chamados pela CPB. No atletismo, convocados foram Gabriela Mendonça Ferreira, Paulo Henrique Andrade dos Reis, Edelson de Avila Almeida e Yeltsin Francisco Ortega Jacques. Já no judô, a escolhida foi Erika Cheres Zoaga.

Anteriormente, a CPB convocou a campo-grandense Debora Raiza Ribeiro Benevides e o eldoradense Fernando Rufino de Paulo, de 39 anos, confirmados na seleção brasileira de canoagem.