O judoca campo-grandense Gabriel Ferreira Rodrigues, de 16 anos, foi convocado para a quinta fase de treinamentos do ano da Seleção Brasileira de Judô para Cegos, visando a participação nas Olimpíadas de Paris 2024.

Gabriel compete na categoria até 60 kg para atletas J1, porém não participará das Olimpíadas, mas está sendo preparado pela Confederação Paralímpica Brasileira para o próximo ciclo, ou seja, para as Olimpíadas de 2028.

Além dessa convocação para a seleção brasileira, o campo-grandense acumula títulos e medalhas em eventos internacionais. Para mais detalhes sobre a história do atleta, siga-o na rede social: https://www.instagram.com/gabs.atleta/ .

Treinamento da seleção brasileira

Neste treinamento, outros cinco jovens estão sendo preparados e seguem com a seleção. A convocação aconteceu nesta quarta-feira (12) e o treinamento ocorre entre os dias 23 de junho e 4 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.  

Até a última atualização feita pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), o Brasil contava com representantes em 13 das 16 categorias previstas no programa dos Jogos de Paris. A Federação não divulgou a lista atualizada após o Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia, disputado em maio, que foi o último torneio qualificatório da modalidade – a Seleção ficou na quarta colocação geral, com nove pódios.

Os judocas brasileiros terão ainda uma última fase de treinamentos, em agosto, pouco antes da viagem à França. Vale lembrar que o judô paralímpico é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história das Paralimpíadas: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.