O Brasil chegou a 400 pódios nos Jogos Paralímpicos e a bandeira foi hasteada pela primeira vez no tiro esportivo. Este domingo (1) foi marcado por conquistas expressivas e medalha inédita na história do Brasil nas Paralimpíadas.
Uma das medalhas veio com o bronze de André Rocha no lançamento de disco da classe F52 (atletas que competem sentados). Ele alcançou o pódio com 19,48m. O ouro foi para o italiano Rigivan Ganeshamoorthy, que lançou 27,06 m e bateu recorde mundial da prova, e a prata ficou com o letão Aigars Apinis, com 20,62.
Alan Fonteles e Vinícius Rodrigues (que participou do reality show BBB), dois dos nomes mais conhecidos do paratletismo brasileiro, foram para as finais das provas. Fonteles briga por medalha nos 100m T64 (amputados de membros inferiores com prótese), enquanto Vinícius na T63 (amputados de membros inferiores com prótese).
Já Alexandre Galgani conquistou o primeiro pódio do Brasil no tiro esportivo na história das Paralimpíadas. Ele ganhou a prata na prova R5 Carabina de Ar – 10 m; Posição Deitado Misto SH2 (atiradores que precisam de suporte para a arma). O atleta marcou 254,2 pontos. O ouro ficou com Tanguy de la Forest (255,4 pontos), da França.
As informações do Uol, que segue acompanhando as competições nos Jogos Paralímpicos são que, na busca pelo hexa, o futebol de cegos estreou com vitória. A equipe brasileira agora vai enfrentar os franceses, os donos da casa nesta segunda-feira.