João Fonseca conquista o Next Gen Finals e se firma como a grande promessa do Brasil

Em sua trajetória no torneio, o brasileiro eliminou Arthur Fils, Tien e Jakub Mensik na fase de grupos, e na semifinal derrotou Luca Van Assche

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Com apenas 18 anos, a jovem promessa do tênis conquistou o torneio (Foto: Getty Images)

O brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, sagrou-se campeão do Next Gen Finals, disputado em Jeddah, na Arábia Saudita, após vencer o americano Learner Tien por 3 sets a 1. Com parciais de 2/4, 4/3 (10/8), 4/0 e 4/2, ele terminou o torneio invicto e igualou feitos de nomes como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, que também venceram a competição com menos de 19 anos.

Apesar de começar o duelo com dificuldades, ao perder o primeiro set e ser pressionado pelo saque forte de Tien, Fonseca se recuperou e, com muita agressividade, virou o jogo. No terceiro set, ele dominou com um “pneu” (4/0), confirmando sua confiança no segundo set, quando superou o adversário no tie-break.

Em sua trajetória no torneio, o brasileiro eliminou Arthur Fils, Tien e Jakub Mensik na fase de grupos, e na semifinal derrotou Luca Van Assche.

Sets curtos e tempo reduzido entre os pontos

O Next Gen é um torneio recente no circuito, com regras que variam a cada edição. As partidas são disputadas em melhor de cinco sets curtos, com o vencedor sendo aquele que conquistar quatro games primeiro em cada parcial.

Não ocorre troca de lados após o primeiro game, mas os jogadores podem descansar por 90 segundos após os três primeiros games e ao fim de cada set. Durante o tie-break, os atletas trocam de lado a cada seis pontos, e o intervalo ao final de cada set também é de 90 segundos.

Outra novidade é o tempo de saque, reduzido de 25 para 15 segundos caso o ponto tenha menos de três golpes. O intervalo entre o primeiro e o segundo saque é de oito segundos, com um relógio controlando o tempo.

Conteúdos relacionados

campeonato vencedor atlético
são paulo