Jardim Marielle Franco – espaço criado no 10° distrito de Paris, em homenagem à vereadora, do Rio de Janeiro, assassinada em 2018 – é um dos locais por onde a tocha olímpica passará. O maior símbolo das olimpíadas chega à capital francesa neste domingo (14), após percorrer 56 etapas.

A chegada da tocha ocorre no dia em que os parisienses celebram a Festa Nacional da França, um pouco antes do tradicional espetáculo pirotécnico do 14 de julho, na torre Eiffel. O técnico da equipe olímpica de futebol da França, Thierry Henry, será o primeiro a receber a tocha neste domingo, na famosa avenida Champs-Elysées.

De acordo com o jornal L’Equipe, outras personalidades francesas de várias modalidades de esportes se revezarão ao longo do dia. O percurso da tocha continua na segunda-feira (15) e conta com a participação de 400 pessoas para o revezamento.

Percurso da tocha olímpica

A tocha saiu da Grécia, no dia 26 de abril, e desembarcou em Marselha, no sul da França, em 8 de maio. O revezamento percorre toda a França, e passou por territórios e departamentos ultramarinos, como a Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil.

O revezamento segue pela França, antes de retornar à Paris e ficar exposta na Vila Olímpica, em Saint-Denis, na periferia da capital, até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no rio Sena, no próximo 26 de julho. O vento multiesportivo internacional