Equipe de futsal para cegos do Ismac realiza último treino antes do Regional Centro-Norte
Competição regional é classificatória para a Série B do Brasileiro
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A equipe de futsal para cegos do Ismac (Instituto Sul-mato-grossense para Cegos) de Campo Grande realizou na manhã deste sábado (11) seu último treinamento antes do embarque para Brasília-DF, onde irá disputar entre 14 e 18 de maio, do Campeonato Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos 2024.
A competição é classificatória para o Campeonato Brasileiro Série B 2024, agendado para setembro.
O treinador da equipe Leonardo Carlotto Ribas, de 39 anos, explicou que a delegação segue para o Distrito Federal com 12 pessoas, entre atletas e comissão técnica.
Segundo ele, o Ismac já possui atividades de treinamento de futebol para cegos há 20 anos. Na modalidade, o País é uma referência sendo pentacampeão paralímpico e pentacampeão mundial.
Um dos atletas mais experientes da equipe do Ismac é Nivaldo Santos, de 49 anos. “Jogava antes de ficar cego mas há 29 anos que jogo esta modalidade, e o esporte é uma motivação, aqui também temos nossa ‘resenha’, além de mantermos uma boa condiçãod e saúde”, contou.
Com reforços de um atleta do Paraguai e retorno de outros atletas à equipe, Nivaldo está com boas expectativas para a competição. “Estamos com bastante expectativa de que a gente vai conseguir essa vaga para a Série B”, revelou.
Para quem pode ver, pode ser impressionante a forma como os atletas cegos conseguem se posicionar na quadra, conduzir a bola, acertar chutes, atacando e defendendo de forma síncrona e em equipe. Nivaldo revela que para o cego, muitas vezes, são movimentos naturais, mas que podem ser aperfeiçoados com treinamento.
“O cego que joga futebol precisa ter a atenção de quem pode ver e dirige um veículo: ele precisa olhar os retrovisores, acionar pedais, controlar volante e, no futebol para cegos, é parecido”, explicou.
Segundo ele, a prática de futebol desenvolve a capacidade intelectual do deficiência visual por essa rapidez que ele tem que tomar as decisões. “Porque a gente recebe a bola, precisa dominá-la, prestar atenção no zagueiro que tenta tomar ela de você, precisa ainda prestar atenção para o gol adversário e também defender nosso próprio gol com nossa defesa, são muitas coisas ao mesmo tempo. Então quando eu recebo a bola, eu preciso fazer uma leitura em questão de segundo de pelo menos quatro ou cinco coisas instantaneamente”, explicou.
Classificação para Série B
Oito equipes de seis estados – Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará – jogarão no Ginásio Vera Cruz, no Setor Militar Urbano (SMU), com entrada gratuita ao público.
A competição é classificatória para a Série B, mas das oito equipes, cinco já possuem vagas para as série A ou B. Desta forma, na prática, o sexto colocado recebe o direito à vaga.
Na disputa estão as equipes do AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos); ISMAC-MS (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas); CFCP-PA (Clube de Futebol para Cegos do Pará); UDEVIMA-AM (União dos Deficientes Visuais de Manaus); ADEF-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal); UNIACE-DF (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal); ACELGO-GO (Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás); e ADVP-PA (Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas).
Notícias mais lidas agora
- Funcionária de farmácia é executada a tiros enquanto trabalhava em MS
- Ônibus e carreta se envolvem em grave acidente entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo
- Bafômetro pega quem come panetone? PRF esclarece polêmica sobre álcool no quitute natalino
- Corredores de MS vão à São Paulo no último dia de 2024 para participar da São Silvestre
Últimas Notícias
Brasil volta ao pódio da São Silvestre com terceira posição de Núbia Silva
Núbia de Oliveira Silva conquistou o terceiro lugar na tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, completando o percurso em 53m24s. A brasileira garantiu a posição ao ultrapassar a tanzaniana Anastazia Dolomongo, que terminou em quarto lugar com o tempo de 53m29. Esse resultado marcou o retorno do Brasil ao pódio da competição após uma ausência…
Centro multiusuário de saúde da UFMS receberá financiamento federal de R$ 14,3 milhões
Valor será destinado para a modernização dos equipamentos e garantia da operacionalidade de laboratórios
Apostas da Mega da Virada em MS podem ser feitas até às 17 horas
Prêmio estimado em R$ 600 milhões deve bater recorde histórico
Mulher avança contra veículo, danifica e foge do local após causar acidente
Após discussão de trânsito, a condutora de um Chevrolet Sonic teria batido propositalmente no veículo de uma policial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.