Pular para o conteúdo
Esportes

Em jogo da Ladies Cup, jogadoras do River Plate são presas por injúria racial

A decisão judicial levou em conta a ausência de vínculos das jogadoras com o Brasil, o que contribuiu para a manutenção da prisão
Schimene Weber -
Jogadora do River Plate imita macaco para gandula (Reprodução, GE)
Jogadora do River Plate imita macaco para gandula (Reprodução, GE)

A audiência de custódia realizada neste sábado (21) determinou a manutenção da prisão em flagrante das quatro jogadoras do River Plate envolvidas em um caso de injúria racial, ocorrido durante o jogo contra o time das Gurias Gremistas na Ladies Cup. As atletas Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz foram detidas após a partida na sexta-feira (20) e levadas à 6ª Delegacia de Polícia em .

A decisão judicial levou em conta a ausência de vínculos das jogadoras com o , o que contribuiu para a manutenção da prisão. A advogada das atletas, Thaís Sankari, afirmou que as jogadoras argentinas estão bastante abaladas com a situação.

O River Plate tem oferecido suporte às atletas, com o diretor esportivo do clube em contato com a advogada. Além de repudiar os atos de injúria racial, o clube se comprometeu a colaborar com as autoridades e garantir que as jogadoras se apresentem sempre que necessário, inclusive buscando garantir sua libertação.

Durante o depoimento das vítimas e testemunhas, as quatro jogadoras foram identificadas como responsáveis pelos atos de injúria racial. Em razão disso, a delegada solicitou a prisão preventiva das atletas, que foi confirmada na audiência de custódia. Elas serão encaminhadas a um presídio em São Paulo.

A advogada Thaís Sankari informou que irá solicitar um habeas corpus neste domingo (22) para que as jogadoras possam responder ao processo em liberdade.

Entenda o caso

O confronto entre as Gurias Gremistas e o time feminino do River Plate foi interrompido devido a uma acusação de injúria racial por parte de Candela Díaz, jogadora do time argentino, contra um dos gandulas. A partida, válida pela Ladies Cup, teve que ser suspensa, e a equipe do Grêmio se retirou do campo, indo em direção ao vestiário. Em comunicado oficial, o River Plate repudiou “gestos discriminatórios ocorridos durante o jogo”.

A confusão gerada levou à expulsão de seis jogadoras do River Plate, o que resultou no encerramento da partida por falta de número mínimo de atletas em campo. O placar estava empatado em 1 a 1, com gols de Julieta Romero, para o River, e Maria, para o Grêmio.

A interrupção do jogo durou cerca de 30 minutos, logo após o gol de empate do Grêmio. A situação começou com uma discussão entre as jogadoras e se intensificou quando uma atleta do River Plate fez gestos ofensivos, imitando um macaco, em direção ao gandula.

Dois gandulas foram ouvidos no estádio e, posteriormente, prestaram depoimento na delegacia.

Com o empate, o Grêmio avançou para a final da Ladies Cup, onde enfrentará o na decisão.

Brasil Ladies Cup publicou nota oficial

“A Brasil Ladies Cup repudia o episódio de durante a partida entre River Plate-ARG e Grêmio. Neste momento, a organização está prestando o suporte necessário para as vítimas deste lamentável ocorrido.

É triste que o desenvolvimento do feminino, através de um torneio que está sendo exibido em todo o país e também no exterior, seja atrapalhado por um acontecimento lastimável.

Esperamos que Bahia e Grêmio, finalistas da competição, possam realizar um espetáculo esportivo de forma limpa, honesta e à altura que a sociedade merece. O preconceito jamais será tolerado pelo torneio.”

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados