É OURO! De MS, Fernando Rufino é bicampeão na paracanoagem em Paris

Atleta da canoagem nascido em Itaquiraí foi um dos destaques da delegação brasileira nos Jogos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Fernando Rufino comemora ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 I (Marcello Zambrana/CPB)

O sul-mato-grossense Fernando Rufino, 39, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris, neste domingo, 8. O canoísta venceu a prova dos 200m, na classe VL2 (usa tronco e braços na remada), em prova com dobradinha brasileira – a prata ficou com o paranaense Igor Tofalini, 41.

Fernando completou a prova em 50s47, melhor tempo na história dos Jogos, conquistando o bicampeonato paralímpico – ele foi ouro na mesma prova em Tóquio 2020. Tofalini fez 51s78 e ficou com o segundo lugar, em chegada emocionante contra o estadunidense Blake Haxton, que ficou com o bronze, completando o pódio, com o tempo de 51s81.

Fernando e Igor dominaram a prova da canoa individual 200m desde Tóquio 2020. Nos últimos três Mundiais, fizeram a dobradinha. Em Halifax 2022, Igor foi ouro e Fernando ficou com a prata. Em Duisburg 2023, e em Szeged 2024, as posições se inverteram, com o sul-mato-grossense ficando com o título, e o paranaense com o vice.

Fernando e Igor eram peões de rodeio. O sul-mato-grossense foi atropelado por um ônibus e perdeu parcialmente o movimento das pernas; depois, começou na canoagem.

O paranaense caiu de um touro e levou um pisão do animal nas costas, ficando paraplégico. Depois, ele conheceu a canoagem.

(Com informações assessoria Comitê Paralímpico Brasileiro)

Conteúdos relacionados