Pular para o conteúdo
Esportes

Copa Davis: Brasil derrota Suécia e retorna à elite do tênis mundial

Os brasileiros voltaram à frente neste sábado, ao vencerem nas duplas
Diego Alves -

O Brasil está de volta à elite da Davis, a “Copa do Mundo” do masculino. Em jogos realizados entre sexta-feira (2) e sábado (3), pela fase classificatória do torneio, a equipe brasileira derrotou a Suécia por três vitórias a uma, em uma melhor de cinco partidas – quem ganhasse três primeiros, garantia o triunfo no confronto, disputado na cidade sueca de Helsingborg.

O duelo começou na sexta, com vitória do cearense Thiago Monteiro, número 119 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), sobre Karl Friberg (364º), por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7/5). A Suécia igualou com o triunfo de Elias Ymer (160º) sobre o paulista Gustavo Heide (241º), por 2 a 1 (4/6, 6/1 e 6/3).

Os brasileiros voltaram à frente neste sábado, ao vencerem nas duplas. A parceria do gaúcho Rafael Matos, 57º do mundo entre os duplistas, com o paulista Felipe Meligeni (662º nas duplas, 153º em simples) bateu Filip Bergevi (143º) e Andre Göransson (67º) por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5). Depois, Thiago derrotou Ymer por 2 a 1, parciais de 4/6 6/4 e 6/2, recolocando o Brasil na elite da Davis pela primeira vez desde 2015.

“Desde a minha estreia no time, em 2016, era um grande sonho contribuir para isso. O sonho foi realizado, todo o time se empenhou, lutou muito e se entregou até o final. Sem dúvidas, sem o trabalho e o empenho de todos, nada disso seria possível”, comemorou o cearense, ao site da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Até 2018, o grupo de elite da Davis reunia oito países e era disputado em duelos eliminatórios. Cada confronto tinha um anfitrião diferente. A partir de 2019, o torneio passou a ter 16 equipes, divididas em quatro grupos, cada um em uma sede. Os dois melhores de cada chave vão ao mata-mata, que é disputado em um único local – em 2024, será Málaga, na Espanha, em novembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pantanal Film abre cadastro para cineclubes de todo Mato Grosso do Sul

Ronald Fenty, pai da cantora Rihanna, morre aos 70 anos

Elon Musk nega uso abusivo de drogas durante eleição americana

Jovem tem dedos esmagados entre cilindros de aço durante preparo de pastel

Notícias mais lidas agora

‘Não tem coisa mais triste’, diz mãe da 1ª vítima de feminicídio de MS após 10 anos

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

Jade Picon compartilha fotos de mãos dadas com André Lamoglia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é morto a tiros na frente do filho de 5 anos e esposa fica ferida

Companheira da vítima também teria sido atingida pelos disparos

Esportes

Com brasileiro em 12°, GP da Espanha termina com quebra de hegemonia em vitória de Piastri

Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe.

Política

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal

Esportes

Comemoração pós-vitória do PSG termina com torcedores mortos e policial em coma na França

Até a madrugada deste domingo, 294 prisões foram efetuadas em Paris