Conhecida como ‘Phryges’, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 chamaram a atenção de muita gente. Isso porque o comitê decidiu inovar neste ano ao utilizar os chamados ‘barretes frígios’, como mascotes.

As cores vermelha, branca e azul representam a bandeira francesa. “Escolhemos o barrete frígio porque é um símbolo muito forte da República Francesa. Para os franceses, é um objeto muito conhecido que é um sinônimo de liberdade, um objeto que representará mascotes em todo o mundo”, disse o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet.

Visando à inclusão nos jogos, o mascote paralímpico possui uma prótese para corrida. “O fato de que a mascote Paralímpica tem uma deficiência visível também manda uma forte mensagem: a promoção da inclusão”, disse Tony Estanguet.

Duas Phryges

Neste ano, são duas Phryges, sendo uma Olímpica e a outra Paralímpica, que possuem características diferentes.

Ambas se complementam com o mote “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

A Phryge Olímpica é uma estrategista, com um cérebro calculista e matemático. Sua mente metódica e seu charme sedutor inspirarão pessoas a se envolverem com o esporte.

Já a Phryge Paralímpica é espontânea e cheia de energia e entusiamo. Conservando os valores do esporte, ela estará presente para celebrar os atletas em todas as sedes.

Entretanto, a Phryge Paralímpica possui uma prótese para corrida, que visa dar máxima visibilidade às pessoas com deficiência.

Aliás, o que é uma Phryge ou Barrete Frígio?

Os barretes frígios são gorros, um símbolo da liberdade na história francesa. Sendo uma referência comum para os franceses.

São também um símbolo internacional de liberdade usado pelos escravos libertos dos tempos romanos e aparecendo em diferentes emblemas nas Américas. Conhecido como gorro da liberdade, o barrete frígio se tornou um dos símbolos da República Francesa.

*Com informações “Olympics Paris 2024