O Brasil teve dificuldades na última rodada da fase de grupos do futebol feminino nos Jogos Olímpicos Paris 2024 nesta quarta-feira (31), em Bordeaux, ao enfrentar a atual campeã do mundo, a Espanha.

E pouco importou a escalação alternativa das adversárias, repletas de reservas. As espanholas dominaram o jogo e venceram por 2 a 0, com Marta expulsa ainda no primeiro tempo. As brasileiras agora dependem de uma combinação de resultados nos outros grupos para se classificar para o mata-mata.

O Brasil fica na terceira colocação do Grupo C, com três pontos. Como as duas melhores terceiras colocadas avançam às quartas de final, as brasileiras dependem dos resultados dos outros grupos. A Espanha, classificada por antecipação, passa em primeiro. O Japão fica em segundo, com seis pontos, ao derrotar a Nigéria por 3 a 1 no outro jogo da rodada final.

Desde o início foi uma partida muito dura para o Brasil. A Espanha sufocou a partir dos primeiros minutos, com raros respiros das brasileiras. A goleira Lorena era essencial, com boas defesas. A situação, porém, se complicou quando Marta foi expulsa por jogo perigoso, nos acréscimos do primeiro tempo.

O domínio das espanholas se seguiu na segunda etapa, com o gol de Athenea del Castillo. O Brasil não deixou de lutar, mas ficou com nove jogadoras, quando Antônia se lesionou no fim. Nos acréscimos, Alexia Putellas fechou o placar com um golaço.

A situação de Marta é a que mais chama atenção. Destaque nas duas primeiras partidas, criando os dois únicos gols do Brasil nos Jogos Olímpicos, a craque exibia ótima forma. Contudo, foi expulsa num lance imprudente. Marta deixou o campo chorando. Há a possibilidade de que este seja o último jogo da Rainha pela Seleção. Antes do torneio, Marta havia declarado este deve ser seu último ano no time.

Onde assistir às Olimpíadas?

Todas essas opções podem ser acompanhadas no Olympic Channel, com transmissão em inglês, na plataforma do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo site.

Quem optar pela narração em português terá as opções da Globo, na TV aberta, do streaming do Globoplay e da CazéTV (no YouTube), que também estará hospedado na Prime Vídeo, e os canais Sportv, na TV por assinatura.