Pular para o conteúdo
Esportes

Com Cezário preso, clubes se reúnem para discutir corrupção na federação de futebol de MS

Justiça Desportiva de MS já pediu afastamento de Cezário e agora clubes se mobilizam e podem convocar assembleia extraordinária
Aliny Mary Dias -
Cezário
Francisco Cezário foi reeleito em 2023 pela 8ª vez para comandar FFMS (Foto: Divulgação, FFMS)

Dirigentes de clubes de futebol de Mato Grosso do Sul federados na FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) se reúnem nesta segunda-feira (27) para discutir a crise instalada na instituição. Mandatário da federação por 26 anos, Francisco Cezário está preso desde o dia 21 deste mês, ao ser alvo da Operação Cartão Vermelho.

Grupo liderado por Cezário, segundo investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), desviou ao menos R$ 6 milhões do futebol de Mato Grosso do Sul nos últimos anos. Decisão da Justiça negou habeas corpus ao ‘dono da bola’ e o manteve na prisão.

Mesmo preso, Cezário só pode ser retirado do comando da federação se os clubes, que tem poder de voto e de convocar assembleias extraordinárias, se alinharem para tal fim.

Cezário assumiu a FFMS pela primeira vez em 1998 e de lá para cá, em razão de alterações no estatuto da entidade, se mantém à frente da federação.

Em abril de 2023, Cezário foi reeleito pela 8ª vez para comandar a FFMS por mais quatro anos, ou seja, até 2027.

A federação de futebol de Mato Grosso do Sul, assim como a maioria das esportivas, congrega os clubes da modalidade e, em teoria, representa o interesse dos times. Com a mobilização dos clubes, uma das estratégias para uma possível mudança no comando da federação seria a convocação de uma assembleia extraordinária.

A convocação, conforme apurado pelo Jornal Midiamax, seria argumentada com base em praticamente toda a cúpula da federação estar implicada nas investigações do Gaeco. O grupo se reúne às 14 horas, no auditório do Hotel Ypê.

Além de Cezário, o vice-presidente, tesoureiro e outros integrantes da federação também foram alvos de mandado de busca e de prisão. Confira aqui a lista de todos os investigados na operação Cartão Vermelho.

Justiça Desportiva pede afastamento de Cezário

O procurador de justiça desportiva de Mato Grosso do Sul, Wilson Pedro dos Santos, pediu à justiça desportiva o afastamento de Francisco Cezário de Oliveira como presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), bem como a nomeação de um novo gestor por indicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

No documento assinado na sexta-feira (24), o procurador considera que Cezário foi recolhido ao sistema prisional por força de decisão judicial, por participação de organização criminosa de desvio de recursos provindos de órgãos do Estado e da própria CBF.

E elencou que, mesmo preso, e afastado do cargo, ainda se encontra como comandante da Federação “estatutária e juridicamente, mormente porque a prisão então decretava foi na forma preventiva, estando a Entidade totalmente acéfala, sem presidente, para proceder às atividades inerentes e administrativas”.

Operação da Cartão Vermelho

O Gaeco deflagrou a Operação Cartão Vermelho na terça-feira (21) e prendeu o presidente da FFMS, Francisco Cezário, e outros quatro envolvidos no esquema de desvio e lavagem de dinheiro.

A hegemonia de Cezário, que já dura 26 anos, pode estar perto de acabar. Isso porque o estatuto da Federação prevê sanção de inelegibilidade de 10 anos aos membros da instituição em alguns casos.

A situação de Cezário se aplica no inciso V do artigo 53 do estatuto, que diz sobre o afastamento de cargo eletivo ou de confiança de entidade desportiva em virtude de gestão patrimonial ou financeira irregular ou temerária da entidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, aos 69 anos

maternidade pac união

União altera PAC e maternidade de Dourados vai para Corumbá

Condenado por furto qualificado e corrupção de menores é preso em Dourados

Corte no salário do prefeito de Naviraí afeta médicos e ultrassonografias

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Abram as janelas: Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Evento celebrará o Dia dos Pais antecipado este fim de semana em Campo Grande

Publieditorial

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Por Rogério Alexandre Zanetti

Cotidiano

Prefeitura de Dourados e PRF unem forças para formação de motoristas do transporte escolar

O curso visa capacitar os profissionais que atuam no transporte de 3.900 estudantes

Emprego e Concurso

De marketing a administração, Sejuv abre vagas para cursos gratuitos em Campo Grande

As vagas abrangem os cursos de extensão de cílios, auxiliar administrativo e fundamentos do marketing