O lançador mineiro Claudiney Batista garantiu seu tricampeonato paralímpico no lançamento de disco da classe F56 (competidores sentados) nesta segunda-feira, 2, no Stade de France, durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ele venceu a prova com um lançamento de 46,86m, estabelecendo um novo recorde paralímpico.
Claudiney, que perdeu a perna esquerda em um acidente de moto em 2005, já havia conquistado essa mesma competição nas edições anteriores: no Rio 2016 com 45,33m e em Tóquio 2020 com 45,59m. Ele detém o recorde mundial, alcançado com 47,37m no Desafio CPB/CBAt, realizado em São Paulo no dia 17 de junho de 2023.
A medalha de prata foi para o indiano Yogesh Khatunyia, que lançou 42,22m, enquanto o grego Konstantinos Tzounis ficou com o bronze ao registrar 41,32m.
Essa é a quarta medalha paralímpica de Claudiney ao longo de sua carreira. Além dos dois ouros, ele também conquistou uma prata no lançamento de dardo em Londres 2012.
Nascido em Bocaiuva (MG), Claudiney teve um ciclo Tóquio-Paris muito bem-sucedido, acumulando ouro no lançamento de disco em dois Mundiais de atletismo (Kobe 2024 e Paris 2023) e também na mesma modalidade no Parapan de Santiago.
Com informações da CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro)
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!