CBF confirma calendário de 2025 com Brasileiro de 10 meses, paralisação e estaduais menores
Antecipação e redução no Estadual visa abrir espaço no calendário para paralisação nacional durante o Mundial de Clubes
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A CBF divulgou nesta terça-feira (12) o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que prevê a antecipação da abertura da Série A do Campeonato Brasileiro para março. Pela primeira vez na história, a principal competição do futebol nacional será disputada ao longo de dez meses. A abertura será no dia 29 de março e terminará no dia 21 de dezembro.
Para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que vai acontecer de 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão será paralisado neste período. Flamengo, Fluminense, Palmeiras já estão classificados. O campeão da Libertadores de 2024 (Atlético-MG ou Botafogo) garante também vaga na competição.
Os campeonatos estaduais foram também antecipados e têm previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final para o dia 26 de março.
Pela terceira vez na história, iniciativa adotada no início da gestão atual, o Brasileirão sofrerá paralisações em todos os períodos de Data FIFA previstos para o próximo ano.
Outra novidade será as semifinais da Copa do Brasil, que também serão disputadas nos finais de semana, assim com as finais. A medida tem como objetivo tornar a decisão da competição ainda mais atraente, facilitando a promoção das partidas e o acesso dos torcedores aos jogos.
O documento foi enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.
Federação de MS não quer redução do Estadual
O presidente interino da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrallas, informou durante entrevista coletiva na segunda-feira (11) que deve pleitear junto à CBF uma autorização ‘especial’ para que o Estadual de Mato Grosso do Sul não seja reduzido.
Em 2024, o Sul-mato-grossense teve exatos três meses de duração. Caso se mantenha formato e número de jogos, a edição 2025 teria duas semanas a menos, considerando o novo calendário.
Petrallas acredita que o calendário de MS não compete, atualmente, com os calendários de competições nacionais; por isso, pode buscar a extensão do período previsto para o estadual local.
Confira os Ajustes no Calendário 2025
O planejamento de 2025 mantém os formatos competitivos de 2024 e respeita as seguintes premissas:
- Manutenção de todos os formatos de competições observados em 2024;
- Preservação das datas FIFA destinadas a competições de seleções;
- Preservação majoritária das datas do Mundial de Clubes de 2025;
- Manutenção do período de recesso de 30 dias após a temporada de 2024;
- Manutenção do período de pré-temporada de 14 dias antes da temporada de 2025;
- Criação de recesso de 15 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes da FIFA;
- Criação de intertemporada de 14 dias no meio da temporada de 2025 para equipes da Série A – Considerando o Mundial de Clubes e possibilitando equipes brasileiras a realizar treinamentos e amistosos no exterior.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Deputados aprovam quatro projetos do Executivo que beneficiam servidores estaduais; confira
Propostas, que estavam pautadas para primeira discussão, avançaram e seguem para análise das comissões de mérito antes da segunda votação
Em reforma há dois anos, antiga rodoviária pode ganhar campanha para atrair clientes
Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou projeto de lei que cria a campanha “É do comércio da antiga rodoviária, é nosso, é legal!”
Viih Tube revela motivo de internação após parto de Ravi: “À beira da morte”
Após dar à luz Ravi, Viih Tube precisou ser internada às pressas na UTI; agora, a influenciadora revelou o motivo da hospitalização
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.