O sonho da terceira medalha olímpica do futebol feminino brasileiro segue vivo. Mesmo derrotado pela Espanha por 2 a 0, nesta quarta-feira (31), em Bordeaux, o Brasil assegurou vaga nas quartas dos Jogos Olímpicos Paris 2024 por ser um dos terceiros melhores colocados.

E, como terceiro do Grupo C, vai encarar a França, primeira do Grupo A, neste sábado (3), às 15h (de Mato Grosso do Sul) em Nantes. Mas o caminho até a tão sonhada vaga não foi linear.

O Brasil estreou com vitória por 1 a 0 contra a Nigéria e perdeu os confrontos contra o Japão (2 a 1) e Espanha (2 a 0), mas com a derrota da Austrália para o Estados Unidos por 2 a 1, avançou à fase seguinte por ter melhor saldo de gols do que a Austrália, terceira do Grupo B.

Já o jogo contra as espanholas foi duro. Com o placar ainda zerado, Marta foi expulsa após uma entrada em Olga Carmona nos acréscimos do primeiro tempo.

A segunda etapa começou com pressão das adversárias, e Athena del Castilho abriu o placar aos 22 minutos. A partida seguiu tensa e, após 19 minutos de acréscimos, Alexia Putellas ampliou o placar.

Como Marta foi expulsa, o Brasil não poderá contar com a craque dona da camisa 10, que cumprirá suspensão na próxima partida.