Pular para o conteúdo
Esportes

Bicampeão olímpico, Brasil dá vexame, perde da Argentina e está fora de Paris-2024

Para não depender do resultado do jogo entre Venezuela e Paraguai, o Brasil tinha de ganhar para se garantir matematicamente
Agência Estado -
brasil
Brasil e Argentina (Joilson Marconne, CBF)

O futebol brasileiro não estará nos Jogos de Paris-2024. Atual bicampeã olímpica, a seleção deu mais um vexame no Pré-Olímpico de Caracas, na , ao perder da Argentina por 1 a 0 neste domingo e deixar escapar a vaga na que poderia vir até com um empate a depender do resultado de Venezuela x .

Realizando uma competição com futebol ruim desde a fase de grupos, a seleção brasileira de Ramon Menezes jamais cativou a torcida e em nenhum momento demonstrou forças para alcançar um das duas vagas no quadrangular final. Além de perder para a arquirrival Argentina, que garantiu a vaga, foram mais duas derrotas nos sete jogos disputados em Caracas, diante de Venezuela (3 a 1) e Paraguai ( 1 a 0), este já na fase decisiva, na qual somou apenas um triunfo, diante dos venezuelanos, por 2 a 1, conquistado nos minutos finais.

Os acréscimos vieram com a tradicional catimba argentina e com confusão entre os jogadores. O , apático refletindo a postura de seu treinador na competição, deixou de jogar bola para se envolver em confusão e amarga, dura e merecida queda.

Sem conseguir definir uma equipe titular ao longo de toda a competição, mais uma vez o técnico Ramon Menezes mandou o Brasil a campo modificado. Herói diante da Venezuela, definindo os 2 a 1 no fim, Guilherme Biro voltou a começar um jogo em escalação bastante precavida, com as saídas dos atacantes Gabriel Pec e John Kennedy, surpreendentemente na reserva. Alexsander voltou para o meio, com Rikelme na lateral esquerda. Endrick ficou isolado na frente.

Para não depender do resultado do jogo entre Venezuela e Paraguai, o Brasil tinha de ganhar para se garantir matematicamente. Aos argentinos restava uma única opção: somar os três pontos para subir aos cinco e avançar.

Sem esconder que ia explorar os contragolpes, contudo, o Brasil se postou atrás, roubando bolas e mandando para a velocidade do isolado Endrick, com Biro um pouco mais atrás, na armação. Apesar de encaixar duas boas escapadas no começo, faltaram conclusões.

Almada, em cobrança de falta, carimbou a trave de Mycael, dando enorme susto nos brasileiros. O lance “acordou” a seleção, que começou a trabalhar melhor a bola e voltou a incomodar a até então tranquila defesa argentina. Alexsander quase abriu o marcador. Foi só antes do intervalo.

Para duas seleções que necessitavam de um triunfo, o primeiro tempo acabou aquém do esperado. O medo de Ramon Menezes e a ineficiência do ataque argentino proporcionaram 48 minutos, contando os acréscimos, de muita briga e pouca emoção.

Aquecendo desde os minutos finais da etapa inicial, John Kennedy tinha esperança de iniciar a fase final, mas Ramon resolveu insistir na equipe defensiva. A paciência durou 12 minutos, momento em que optou não apenas pelo atacante do Fluminense, como também a Gabriel Pec.

A dupla entrou ligada e no primeiro lance, por pouco Pec não abre o marcador, na melhor chance da partida. John Kennedy arrancou e a bola sobrou para o compatriota bater para grande defesa de Brey. O goleiro ainda salvou ao espalmar bomba do atleta tricolor.

O Brasil, se tinha mais peças na frente e rondava mais a área, sofria com o jogo aéreo da Argentina. Medina já havia assustado quando o cruzamento de Barco chegou para o grandalhão Gondou, sozinho entre os defensores, mandar no canto e abrir o marcador, aos 32 minutos. A seleção verde e amarela sentiu o golpe, ainda levou uma bola no travessão no fim e não conseguiu sequer ameaçar o empate, amargando um gigante vexame.

(Foto: Joilson Marconne, CBF)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Expogrande oferece cinco pontos de hidratação com água gelada gratuita 

correios

Correios abre leilão de dois imóveis no Centro de Campo Grande

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Últimas Notícias

Política

Vander lança pacote de investimentos de R$ 3,5 milhões para UFMS na segunda

Ao longo de 10 anos, deputado federal já destinou mais de R$ 25 milhões para projetos

Famosos

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista em São Paulo

Discreta, Ana Maria Braga celebrou a união com Fabio Arruda em uma cerimônia feita em sua casa, em São Paulo; saiba detalhes de como foi

Brasil

Chuvas deixam mais de 100 desalojados em Angra dos Reis

Defesa Civil mantém alertas de risco muito alto para deslizamentos

Brasil

Projeto prepara professores para a inclusão de alunos com TDAH

Próximo ponto de capacitação será no Pará, ainda em abril