Levando o nome de Mato Grosso do Sul, a equipe do Clube de Esportes União/ABC vai disputar a primeira fase na do Brasil Masculina Sub-20 de Futebol 2023, contra o Athletico Paranaense. O time desembarca em para o jogo marcado às 14h, no Centro de Treinamento do Cajú.

Segundo a (Fundação de Desporto e Lazer), os sul-mato-grossenses participam pela quarta vez do campeonato nacional. No ano passado, o tricolor foi eliminado por 6 a 0 contra o Palmeiras.

Já em 2021, a equipe superou o Corinthians pela primeira fase e em casa, no Estádio Morenão, pelo placar de 1 a 0. Entretanto, foi eliminado nas oitavas de final para o cearense Floresta, por 7 a 1.

A competição é organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em que 32 clubes entram em campo, sendo 16 confrontos na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único. Em caso de empate no tempo regulamentar, o vencedor será decidido nos pênaltis.

Conforme os critérios de participação da CBF, os clubes participantes são os 27 campeões estaduais, além dos vice-campeões das cinco federações estaduais melhores posicionadas no Ranking Nacional de Federações de 2023.

Quem passar de Athletico Paranaense e União/ABC vai encarar o Grêmio, de Porto Alegre (RS), na segunda fase. Isso porque, na terça-feira (15), o Tricolor gaúcho bateu o arquirrival Internacional, na estreia da competição. Disputado no estádio Beira-Rio, o clássico Gre-Nal terminou em 1 a 1, com vitória gremista nas penalidades máximas por 5 a 3.