O AVA/Conssol (Amigos do Voleibol Adaptado) vai representar Mato Grosso do Sul na 3ª Final Nacional de Voleibol Adaptado da Melhor Idade, que acontece em Amparo (SP).

A competição garante vaga para o inédito Campeonato Sul-Americano de Voleibol Adaptado, que será disputado em julho, na Argentina. O time de MS disputará com suas equipes do masculino e feminino de
45+, 58+ e 68+.

Os jogos acontecem entre esta quinta-feira (26) e domingo (29), com a participação de cerca de 2 mil atletas de 90 equipes. Os estados de Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás terão representantes.

O AVA/Conssol é o atual campeão da Super Liga de MS conquistado em 2022 pelas equipes de 45+ e 68+ no masculino e feminino, competição esta que credenciou para participação a Final Nacional – onde foi vice-campeão Nacional em 2018, nas categorias do 47+ e 68+ do masculino.

Vôlei Adaptado

A partida de Vôlei Adaptado é parecido com o tradicional, com mudanças como a proibição de saltar para passar a bola para o time adversário; o saque deve ser arremessado por baixo e no caso do jogo feminino, pode ser efetuado a um metro dentro da quadra. A maioria dos jogos segue as normas especificadas do regulamento.

O Voleibol adaptado melhora de modo significativo a autoestima das pessoas da terceira idade, assim como sua estrutura corporal, proporcionando-lhes manutenção e melhoria em suas capacidades físicas com o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, fisiológico e social dos jogadores.

Adaptado para que ser jogado de uma forma segura e prazerosa, com movimentos simples originados do vôlei tradicional, o vôlei adaptado é uma modalidade que tem se destacado entre os esportes praticados por pessoas com mais de 60 anos e contribui para a melhora da flexibilidade, agilidade e coordenação motora.