Pular para o conteúdo
Esportes

São Paulo domina o Palmeiras, vence com golaço de Rafinha e tem vantagem na Copa do Brasil

O São Paulo dominou a maior parte do Choque-Rei, teve grande volume de jogo e finalizou muito, ainda que pouco em direção ao gol
Agência Estado -
são paulo palmeiras
Partida ocorreu nesta quarta. (Foto: Divulgação, São Paulo)

Um golaço de Rafinha decidiu o Choque-Rei desta quarta-feira, no Morumbi, e pôs o em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. O time tricolor dominou o Palmeiras e foi premiado pela insistência ao ganhar o clássico por 1 a 0. Foi a equipe a única a procurar o gol na noite desta quarta-feira e a única a encontrar.

O veterano lateral-direito fez seu primeiro gol na temporada e um dos mais importantes para o São Paulo no ano. Perto do fim da partida, saiu de seus pés um potente chute que desviou no zagueiro Luan e morreu no ângulo de Weverton. Àquela altura, o Palmeiras estava satisfeito com o empate, já que foi para isso que jogou.

O time de Dorival Júnior dominou a maior parte do Choque-Rei, teve grande volume de jogo e finalizou muito, ainda que pouco em direção ao gol. Quando o fez, tinha um zagueiro para tirar ou Weverton para salvar a equipe alviverde. Se Calleri, “escondido” até a escalação revelar sua presença, no sacrifício devido a dores nas costas, não conseguiu resolver os problemas ofensivos do São Paulo, Rafinha o fez.

Com três zagueiros, o Palmeiras apenas se defendeu. Não quis mais nada além de bloquear as investidas são-paulinas e, se desse, armar contra-ataques. Se ninguém falou antes e falará depois do clássico, poucos palmeirenses também jogaram um bom futebol no Morumbi, sobretudo as estrelas Dudu e Endrick, substituídos no segundo tempo. Desta vez, a comissão técnica não tem razões para reclamar da arbitragem, que não influenciou no resultado. Ele poderia ser mais elástico até a favor dos anfitriões.

Escalado com três zagueiros, sem Rony, machucado, e armado para contra-atacar, o Palmeiras só controlou o jogo até os 20 minutos Levou, porém, pouco perigo. A criação palmeirense sempre teve origem no lado direito, com Mayke. Um cabeçada do baixinho Dudu e uma finalização de Richard Ríos, de fora da área, foram o que de melhor a equipe de Abel Ferreira produziu.

O português, aliás, não esteve na área técnica de novo porque está suspenso. O igualmente explosivo João Martins substituiu o chefe pelo segundo jogo seguido. Desta vez, porém, não falará com a imprensa, já que o clube decidiu optar pelo silêncio – não se sabe até quando – sob a justificativa de proteger os atletas e a comissão técnica após o racha com a CBF, segundo a presidente Leila Pereira.

Passada metade do primeiro tempo, foi o São Paulo que passou a dominar o duelo. Os anfitriões ocuparam o campo de ataque e criaram os dois lances mais perigosos dos 45 minutos iniciais. Calleri teve a mais preciosa das chances em seus pés. Lançado em profundidade, ele deu um chapéu em Weverton, mas errou na hora de concluir o que seria um golaço. Depois, Wellington Rato, da intermediária, fez o goleiro palmeirense trabalhar.

Todo o segundo tempo foi dominado pelo São Paulo, o único a procurar jogar bola nos 45 minutos finais. O time de Dorival insistiu pelos dois lados, fez Weverton trabalhar mais vezes e perdeu um gol impressionante com Wellington Rato, que viu Luan tirar a bola antes de ela entrar. Mas a insistência são-paulina foi premiada.

Rafinha marcou seu primeiro gol em 2023 e decidiu o clássico com uma pintura. Ele bateu de fora da área e contou com o desvio de Luan para acertar o ângulo de Weverton aos 36 minutos, no momento em que a impressão era de que o empate perduraria até o fim e a torcida estava impaciente com tantas chances perdidas.

Os rivais voltam a se encontrar na quinta-feira da próxima semana, dia 13, às 20h, no Allianz Parque. O São Paulo joga pelo empate para avançar às semifinais e o Palmeira stem de ganhar por dois gols. Caso vença por um, a definição do confronto se dará nos pênaltis.

Antes disso, têm compromisso pelo Brasileirão no fim de semana. No sábado, às 21h, o Palmeiras recebe o Flamengo. No domingo, às 16h, o São Paulo visita Red Bull Bragantino em Bragança Paulista

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa de 87 anos é socorrida com ferimentos na cabeça quando bebia com filho em Dourados

Grêmio Santo Antônio vence Ivinhema e se aproxima da final do Estadual Sub-20

“Nossa prioridade é despolitizar o tarifaço”, diz Fernando Hadad

Bancos de leite de MS receberão R$ 900 mil para qualificação e ampliação de serviços

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Jovem embriagado colide contra poste e é preso em Jardim

Últimas Notícias

Brasil

Em meio ao ‘tarifaço’, México ultrapassa EUA como segundo maior comprador da carne brasileira

Exportações da carne bovina aumentou 420% de janeiro a junho deste ano

Polícia

VÍDEO: Jovem é presa com submetralhadora e revólver em mala com roupas no Guanandi

Mulher disse que armas eram de conhecido da família, mas não revelou a identidade dele

Esportes

Sport esbarra nas próprias limitações, empata com Bahia e segue má fase no Brasileirão

Resultado amplia para 16 o número de partidas sem vitória do time pernambucano, sendo esta a pior campanha de um clube na era dos pontos corridos com 20 equipes

Política

Prefeito do Rio de Janeiro indica que deixará cargo para dar lugar ao vice

Eduardo Paes falou que Cavalieri deve ser o prefeito mais jovem da ‘cidade maravilhosa’