Pular para o conteúdo
Esportes

Para mostrar cultura da capoeira em Campo Grande, grupo é resistência na Orla do Aeroporto

Uma vez por mês Grupo Camará leva esporte para espaço público
Clayton Neves, Lívia Bezerra -
Apresentação na orla do aeroporto na tarde deste domingo. (Foto: Lívia Bezerra, Jornal Midiamax)

A aparição na Orla do Aeroporto de acontece apenas uma vez por mês, e quando ocorre, desperta a atenção de quem passa pela região, seja pelos movimentos que revelam técnica e elasticidade, seja pelo som característico que acompanha. Para provar que Campo Grande também respira capoeira, todos os meses integrantes do Grupo Camará fazem roda ao ar livre e mostram que são resistência do na cidade.

Criado em 2000 na cidade de , o Camará chegou à Capital há 10 anos e atualmente tem cerca de 500 integrantes espalhados por cidades de e até fora do Estado. 

“Nossa intenção é mostrar que Campo Grande  também tem essa cultura maravilhosa que está no mundo inteiro. Como nessa região várias pessoas praticam esportes, decidimos trazer a capoeira para cá”,  comenta o mestre Marcos Mattos. 

Segundo ele, por conta da musicalidade da capoeira, muita gente que passa pela região do aeroporto se aproximam e se juntam ao grupo. Nas aulas os alunos aprendem a filosofia, movimentos e musicalidade do esporte, onde são tocados o conhecido berimbau, berra-boi, gunga e viola. A roda liderada por Marcos segue o ritual de capoeira angola, regional e contemporânea. “Junto a isso se somam as culturas do folclore, samba de roda e maculelê”, acrescenta.

Para Fernando Humberto, o graduado Betto, a presença do grupo em espaços públicos desmistifica equívocos sobre o esporte. “Por ser pouco vista, muita gente pensa que para fazer capoeira precisa ir para a ou para praia, mas aqui mesmo temos nossas rodas. As apresentações em lugares públicos são uma vitrine para nosso trabalho, inclusive, já tivemos alunos que começaram depois de ver nosso grupo na orla”, pontua.

Outro integrante do Grupo Camará, Paulo Roberto, o professor Dom, lembra que as apresentações dos capoeiristas são atos de resistência e de amor ao esporte. “Não vivemos disso, cada um tem seu emprego, mesmo assim, saímos do serviço e vamos treinar mesmo que estejamos cansados. Não vivemos sem capoeira”, finaliza. 

O Grupo Camará de Capoeira dá aulas gratuitas para pessoas entre 7 e 18 anos no Centro Comunitário do Bairro Cophavila II. Para permanecer é preciso comprovação de boas notas. Já para moradores a partir de 18 anos a taxa é de R$ 50.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande vai conceder título de “Visitante Ilustre” à Princesa Kako, do Japão

Vem chuva por aí? Previsão de tempestade deixa 68 cidades de MS em alerta

regina duarte carolina ferraz confronto passado

Regina Duarte e Carolina Ferraz ficam cara a cara e se confrontam sobre mágoa do passado: ‘você ouviu?’

Após ordem judicial, licitação é aberta para contratar assistência médica domiciliar na Capital

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

cpi consorcio ônibus denúncias

Com 8 denúncias diárias, CPI recebeu mais de 580 reclamações sobre o Consórcio Guaicurus

Morto a tiro: professor, líder do Comando Vermelho, contrabandeava armas da fronteira com MS

Riedel reforça parceria com União e anuncia construção de 252 casas para indígenas e assentados em MS

Últimas Notícias

Famosos

Gusttavo Lima ordenha vaca para dar lição de moral ao filho em fazenda

Sertanejo gosta de ensinar aos filhos desde cedo que "vaca não dá leite"

Mundo

Ucrânia diz que analisará proposta de paz da Rússia e pede novas conversas para o fim de junho

Russos recusaram propostas de cessar-fogo, mas reunião conseguiu avançar com possível encontro entre Putin e Zelenski

Esportes

Dupla da sul-mato-grossense Vic Lopes com a capixaba Thamela vence etapa do Circuito Mundial

Com o título, Vic/Thamela aumentaram a margem da liderança no ranking mundial de vôlei de praia

Brasil

SP: CAC é preso por suspeita de alugar armas para criminosos e vender drogas pela internet

Homem foi detido durante patrulhamento da Força Tática e ao ser abordado demonstrou nervosismo