Pular para o conteúdo
Esportes

Judocas de programa social são destaque no Campeonato Estadual de Judô em Campo Grande

Mesmo sem levar o título, a equipe conquistou 10 medalhas na competição
Lethycia Anjos -
Judocas de MS
Judocas de MS (Divulgação, Fundesporte)

sediou no último fim de semana o Campeonato Estadual de Judô 2023, realizado no ginásio do Rádio Clube. Na competição, estudantes-atletas do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar) brilharam ao conquistar 10 medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e cinco de bronze.

O grupo de 30 atletas aprendeu o por meio do Prodesc, uma iniciativa da realizada em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A equipe alcançou a 11ª posição no quadro geral de medalhas.

Entre os destaques da competição está Nathália Pires, que subiu duas vezes ao pódio. Ela se consagrou campeã na categoria meio-pesado (até 70 kg), pela classe sub-18, e ficou em terceiro lugar no médio (até 70 kg), pela classe dangai.

Outro atleta de destaque foi Caio Werkhauser, que conquistou o ouro na categoria leve (até 73 kg) da classe dangai e levou para casa a medalha de bronze na categoria meio-médio (até 73 kg) na classe sub-18.

Amadeu Dias Júnior, sensei e coordenador do judô pelo Prodesc, afirmou que o resultado foi satisfatório, considerando que foi a primeira vez que o projeto participa oficialmente com tantos atletas.

“Isso nos abriu uma porta tremenda, sabe? Um leque de oportunidades para que as crianças possam participar e aproveitar o judô na íntegra, um poderoso instrumento de educação e de formação do cidadão”, disse o sensei.

A competição contou com a participação de 443 judocas, sendo 196 mulheres e 247 homens, e foi viabilizada por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) em parceria com a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, e Cidadania).

Moura levou o título para casa

A vitória ficou com a Associação Desportiva Moura, que renovou o título de campeã estadual. O clube campo-grandense chegou ao bicampeonato ao conquistar 55 medalhas, sendo 24 de ouro, 15 de prata e 16 de bronze. Na segunda colocação, ficou a Associação Yada de Judô, de Itaporã, com 42 medalhas (20 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze). O Judô Clube Rocha/Rádio Clube fechou o pódio com 38 medalhas (16 de ouro, 13 de prata e nove de bronze).

Conforme a Fundesporte, ao todo, foram ao tatame atletas das classes sub-11, sub-13, sub-15, sub-28, sub-21, sênior e dangai. As categorias de peso são superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e superpesado.

O Campeonato Estadual de Judô reuniu 19 clubes e sete projetos sociais, de nove municípios: Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Itaporã, Naviraí, Nioaque, e Três Lagoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática