O campo-grandense Vinícius Pacheco, de 15 anos, segue para disputa do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18, que será no Rio de Janeiro, neste fim de semana (dias 3 e 4 de junho).

“É uma nova experiência. O treino está bem pegado, quero chegar lá e dar o meu melhor”, diz o judoca, que já tem três títulos estaduais e três títulos do brasileiro regional. Celia Fernandes, mãe de Vinícius, está empolgada e bem ansiosa com a participação do filho no campeonato nacional.

“Todos os dias converso bastante com ele e o ajudo na disciplina como atleta. Estou bastante ansiosa e otimista quanto ao título”, comenta.

Judocas de todo o Brasil

Segundo a CBJ (Confederação Brasileira de Judô), cerca de 640 judocas de todo o Brasil desembarcarão na Cidade Maravilhosa nesta semana.

O primeiro compromisso da semana será a Seletiva Sub-13 e Sub-15, que acontecerá na sexta-feira (2), a partir das 8h (horário de Mato Grosso do Sul) para o Sub-13 e à 10h (de MS) para o Sub-15.

De acordo com critérios definidos pela CBJ, podem participar da Seletiva os atletas que terminaram os Campeonatos Brasileiros Regionais de suas classes em primeiro e segundo lugar. Para o Pan-Americano, que será realizado em julho, no Peru, se classificam os campeões e vice-campeões de cada categoria da Seletiva.

No sábado (3) começa a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-18 com todas as 16 categorias do individual acontecendo no mesmo dia. As primeiras lutas serão a partir das 8h (MS) e a competição seguirá ao longo do dia com disputas de medalhas também no sábado.

Isso porquê o domingo será reservado à competição por equipes mistas do Brasileiro Sub-18 com a participação de 17 estados.

Auxílio Atleta de Campo Grande

O Auxílio surgiu por meio da Lei nº 6.754, de 20 de dezembro de 2021. Para receber o recurso, o atleta deve ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir idade mínima de oito anos, residir no município há mais de um ano e estar em plena atividade esportiva para participar de competições.

O requerimento de concessão deverá ser apresentado à Funesp com até 60 dias de antecedência da competição.

Devem ser anexados documentos que comprovem a condição de atleta, calendário do evento, relação dos gastos e comprovante de matrícula em instituição de ensino (para atletas menores de 18 anos). Para saber a lista completa de documentos é necessário acessar o link.