Final da Copa do Mundo é sonho para jogadoras de MS, mas desejo esbarra na falta de investimento
Espanha e Inglaterra fazem a final da Copa do Mundo Feminina neste domingo
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste domingo (20), Espanha e Inglaterra fazem a final da Copa do Mundo Feminina e apesar do Brasil ter perecido ainda na fase de grupos, o sonho de chegar tão longe continua intrínseco na veia das mulheres que fazem o futebol em Mato Grosso do Sul.
Tendo como inspiração Marta, Cristiane e Formiga, a atleta Maysa Rodrigues diz que já realizou um sonho. “Realizei sonho de ver a Cristiane jogando no Santos. Fui assistir ao jogo dela lá na Vila Belmiro. Foi sensacional”, diz ao Jornal Midiamax.
Para ela, toda jogadora sonha em chegar tão longe quanto uma Copa do Mundo, mas esse desejo esbarra na falta de investimento – principalmente na base feminina. “No Brasil ainda falta esse investimento na base do futebol feminino. Eu já quis na minha infância jogar com Marta, Cristiane, Formiga”, relata.
Copa dos recordes
A Copa do Mundo 2023, que acontece na Austrália e Nova Zelândia, além de ser a maior audiência de um jogo de mundial feminino da história da rede televisiva, também se tornou o evento esportivo mais assistido nos últimos 18 meses.
“Fico muito feliz em ver o incentivo que estão dando ao futebol feminino e isso mostrar que a modalidade só tem a crescer e se desenvolver cada vez mais”, opina a jogadora Bruna Elisbão, de 31 anos.
Também tendo como inspiração Marta, Formiga e Cristiane, Bruna possivelmente não teria como chegar a uma Copa do Mundo. “Então, acredito que pela idade que tenho seja mais difícil, mas com certeza ter essa vivência de participar seria algo incrível”, diz ao Jornal Midiamax.
Na partida entre a Austrália e Dinamarca, válida pelas oitavas de final, cerca de 6,54 milhões de pessoas assistiram ao jogo no Seven, o segundo maior canal de TV da região.
Copa do Mundo histórica
Em campo, outro número impressionante. O Accor Stadium, onde a partida ocorreu, estava com capacidade lotada, com mais de 75 mil pessoas presentes. Esta vem sendo uma tônica da campanha australiana, com os estádios sempre cheios quando elas jogam.
“Foi muito importante ter essa visibilidade e essa transmissão dos jogos femininos, que sempre foi sonho do futebol feminino ter mais divulgação, desde a arbitragem feminina, equipe técnica e jogadoras, isso foi muito bom para o futebol feminino. Mostrar isso prova que as mulheres são capazes de irem cada vez mais longe. O que falta é o investimento”, ressalta Maysa.
A Copa do Mundo deste ano já é histórica. Ainda no meio da competição, a atual edição do torneio atraiu mais espectadores do todo o Mundial anterior, na França em 2019.
Na fase de grupos, 1,2 milhão de espectadores foram aos estádios, com uma média de mais de 25 mil pessoas por jogo. Esses números representam um aumento de 29% em relação à Copa do Mundo da França somente nesta fase da competição.
Na fase de grupos, mais de 1,715 milhão de ingressos foram vendidos para a competição, muito mais do que a meta inicial da Fifa de 1,3 milhão. A organização também ficou satisfeita com alguns dos índices de audiência, destacando, por exemplo, que a partida entre as americanas e a Holanda foi a mais assistida da fase de grupos na história dos Estados Unidos.
A Fifa ainda destacou que, na Nova Zelândia, cerca de 1,88 milhão de pessoas está assistindo à Copa. O número é equivalente a um terço do país. Na Colômbia, a audiência triplicou se comparada ao último Mundial, chegando a superar os números de partidas da seleção masculina na Copa do Catar. Na China, 53,9 milhões de pessoas acompanharam o duelo com a Inglaterra.
Final
De 32 seleções, um número recorde, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 agora caminha para a sua grande decisão. A Espanha foi a primeira a se classificar, depois de bater a Suécia em um jogo emocionante. Sua adversária será a Inglaterra, que derrotou a Austrália, as donas da casa, em mais uma grande partida.
A final do Mundial de 2023 será disputada neste domingo (20), em Sydney, na Austrália, às 6h de Mato Grosso do Sul.
Você pode assistir ao vivo e de graça à final Espanha x Inglaterra no FIFA+. A TV Globo, o SporTV e a CazéTV também vão exibir o jogo no Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.