Pular para o conteúdo
Esportes

Final da Copa do Mundo é sonho para jogadoras de MS, mas desejo esbarra na falta de investimento

Espanha e Inglaterra fazem a final da Copa do Mundo Feminina neste domingo
Fábio Oruê -
copa do mundo
Taça da Copa do Mundo Feminina de Futebol (Divulgação, Fifa)

Neste domingo (20), Espanha e fazem a final da Feminina e apesar do ter perecido ainda na fase de grupos, o sonho de chegar tão longe continua intrínseco na veia das mulheres que fazem o futebol em Mato Grosso do Sul.

Tendo como inspiração Marta, Cristiane e Formiga, a atleta Maysa Rodrigues diz que já realizou um sonho. “Realizei sonho de ver a Cristiane jogando no Santos. Fui assistir ao jogo dela lá na Vila Belmiro. Foi sensacional”, diz ao Jornal Midiamax.

Para ela, toda jogadora sonha em chegar tão longe quanto uma Copa do Mundo, mas esse desejo esbarra na falta de investimento – principalmente na base feminina. “No Brasil ainda falta esse investimento na base do futebol feminino. Eu já quis na minha jogar com Marta, Cristiane, Formiga”, relata.

copa do mundo
Maysa Rodrigues (Arquivo pessoal)

Copa dos recordes

A Copa do Mundo 2023, que acontece na Austrália e Nova Zelândia, além de ser a maior audiência de um jogo de mundial feminino da história da rede televisiva, também se tornou o evento esportivo mais assistido nos últimos 18 meses.

“Fico muito feliz em ver o incentivo que estão dando ao futebol feminino e isso mostrar que a modalidade só tem a crescer e se desenvolver cada vez mais”, opina a jogadora Bruna Elisbão, de 31 anos.

Também tendo como inspiração Marta, Formiga e Cristiane, Bruna possivelmente não teria como chegar a uma Copa do Mundo. “Então, acredito que pela idade que tenho seja mais difícil, mas com certeza ter essa vivência de participar seria algo incrível”, diz ao Jornal Midiamax.

copa do mundo
Bruna em partida (Arquivo pessoal)

Na partida entre a Austrália e Dinamarca, válida pelas oitavas de final, cerca de 6,54 milhões de pessoas assistiram ao jogo no Seven, o segundo maior canal de TV da região.

Copa do Mundo histórica

Em campo, outro número impressionante. O Accor Stadium, onde a partida ocorreu, estava com capacidade lotada, com mais de 75 mil pessoas presentes. Esta vem sendo uma tônica da campanha australiana, com os estádios sempre cheios quando elas jogam.

“Foi muito importante ter essa visibilidade e essa transmissão dos jogos femininos, que sempre foi sonho do futebol feminino ter mais divulgação, desde a arbitragem feminina, equipe técnica e jogadoras, isso foi muito bom para o futebol feminino. Mostrar isso prova que as mulheres são capazes de irem cada vez mais longe. O que falta é o investimento”, ressalta Maysa.

copa do mundo
Marta já anunciou que não volta para a próxima Copa do Mundo (Divulgação, Fifa)

A Copa do Mundo deste ano já é histórica. Ainda no meio da competição, a atual edição do torneio atraiu mais espectadores do todo o Mundial anterior, na França em 2019.

Na fase de grupos, 1,2 milhão de espectadores foram aos estádios, com uma média de mais de 25 mil pessoas por jogo. Esses números representam um aumento de 29% em relação à Copa do Mundo da França somente nesta fase da competição.

Na fase de grupos, mais de 1,715 milhão de ingressos foram vendidos para a competição, muito mais do que a meta inicial da Fifa de 1,3 milhão. A organização também ficou satisfeita com alguns dos índices de audiência, destacando, por exemplo, que a partida entre as americanas e a Holanda foi a mais assistida da fase de grupos na história dos Estados Unidos.

copa do mundo
França passou para as Quartas de Final (Divulgação, Fifa)

A Fifa ainda destacou que, na Nova Zelândia, cerca de 1,88 milhão de pessoas está assistindo à Copa. O número é equivalente a um terço do país. Na Colômbia, a audiência triplicou se comparada ao último Mundial, chegando a superar os números de partidas da seleção masculina na Copa do Catar. Na China, 53,9 milhões de pessoas acompanharam o duelo com a Inglaterra.

Final

De 32 seleções, um número recorde, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 agora caminha para a sua grande decisão. A Espanha foi a primeira a se classificar, depois de bater a Suécia em um jogo emocionante. Sua adversária será a Inglaterra, que derrotou a Austrália, as donas da casa, em mais uma grande partida.

A final do Mundial de 2023 será disputada neste domingo (20), em Sydney, na Austrália, às 6h de Mato Grosso do Sul.

Você pode assistir ao vivo e de graça à final Espanha x Inglaterra no FIFA+. A TV Globo, o SporTV e a CazéTV também vão exibir o jogo no Brasil.

inglaterra
Inglaterra avança para oitavas de final (Divulgação, Fifa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Gunter Hans

CCZ confirma 5º caso de morcego infectado com raiva em Campo Grande

Foragido com extensa ficha criminal, faccionado é preso pelo Dracco em operação

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

bela vista

Câmara de Bela Vista elege novo presidente e primeiro-secretário para Mesa Diretora

Últimas Notícias

Mundo

Movimentos sociais lamentam morte do ‘papa dos pobres’

Em sua última mensagem, na Páscoa deste ano, Francisco ergueu sua voz contra a guerra e a miséria em Gaza

Trânsito

De três pontos na BR-267, um continua interditado e dois já foram liberados pela PRF

Três pontos ficaram interditados devido às chuvas nos últimos dias

Política

Executivo municipal veta Projeto de Lei do Plano de Aplicação de Recursos do FIS

Principal justificativa apresentada é a inviabilidade de atender às emendas parlamentares que seriam financiadas pelo Fundo de Investimentos Sociais, o que, segundo a prefeitura, poderia comprometer a continuidade e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população

Política

Prefeita sanciona lei que institui o Dia Municipal da Igreja Mundial do Poder de Deus

Lei é de autoria da Câmara Municipal e estabelece o dia 20 de março como a data anual para a celebração