‘Dedicação’: Com reconhecimento internacional, elite do boxe de MS se enfrenta em Campo Grande

Atletas do boxe de MS e até de São Paulo fazem 40 combates pelo Circuito Estadual

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe acontece neste fim de semana (Foto: Arquivo pessoal)

Dois punhos, dedicação e um objetivo: a elite do boxe de Mato Grosso do Sul começa a busca para novas conquistas em 2023 com o Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe, que acontece neste fim de semana, no Parque Ayrton Senna.

Com um campeonato internacional do currículo, o atleta e militar do exército brasileiro, Valdeir Célio, 27 anos, sobe no ringue em busca de um novo reconhecimento. Ele compete na categoria 71 kg.

“Treinando de segunda à sexta. Está pesado, treinamos duas vezes por dia, cedo e a tarde, para chegarmos bem nessa etapa do campeonato”, conta o pugilista ao Jornal Midiamax.

boxe
Soldado e atleta, Valdeir (de vermelho) integra a Seleção Brasileira de Boxe (Foto: Arquivo pessoal)

Boxeadores de 10 municípios devem participar do evento estadual, que tem início às 9h deste sábado (13). Além de Valdeir, o Tricampeão do Circuito MS de Boxe, Igor Arguelo, de 32 anos, também compete pelo 4º título.

Para tal, Igor, que é administrador e professor, também mantém uma rotina puxada de treinos. “A rotina está pesada, treinando de segunda a sábado, vezes ao dia para chegar bem na competição”, descreve ele, da categoria 63 kg, à reportagem.

A competição terá no ringue pugilistas das categorias elite (acima de 19 anos), juvenil (17 e 18 anos) e cadete (14 e 15 anos). Do Circuito serão selecionados os atletas que representarão MS nos campeonatos brasileiros da temporada. 

boxe
Igor treina desde os 215 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Além deles, estão entre os destaques os campo-grandenses Paulo Lima (80 kg), Marcelo Lima (67 kg), Rodrigo Queirós (+91kg), Zenon Desidério (51 kg juvenil) e Monica Damazio (60 kg), que se tornou a 3ª melhor lutadora do Brasil em 2022.

Monica, inclusive, conseguiu esse feito e muitos outros, conciliando a rotina de treinos com o cuidado da casa e dos filhos, além do trabalho como monitora de câmeras de segurança.

“Os treinos são bem puxados na época de campeonatos. Faço até três treinos por dia quando dá, mas geralmente dois por dia”, explica ela ao Jornal Midiamax.

boxe
Monica é campeã brasileira (Foto: Arquivo pessoal)

‘Dedicação’

No boxe há 10 anos – treinando no projeto social na Vila Popular -, Valdeir já coleciona medalhas e conquistas no esporte. Dentre elas estão 2 medalhas de prata e 3 de bronze no Campeonato Brasileiro, 8 pódios máximos no Campeonato Estadual, 2 ouros no Continental (Chile) e um Campeonato do Desafio Internacional Brasil e Bolívia, que aconteceu no país vizinho.

O atleta militar também integra a Seleção Brasileira e nunca se esquece da sua primeira vez no Brasileiro. “Fui vice-campeão onde tudo mudou. Foi onde eu realmente me apaixonei pelo boxe”, relembra.

Valdeir garante que não há receita mágica, entretanto, o principal ‘ingrediente’ de um campeão é a dedicação. “Tudo é treinável e sua dedicação ao esporte; se você ficar todos os dias, você pode até ser campeão olímpico”, garante.

boxe
Valdeir é militar e integra a CDE (Comissão de Desporto do Exército) (Fotos: Arquivo pessoal)

Mais da metade da vida dedicada ao boxe

Treinando há 17 anos, Igor já dedica metade da vida ao boxe. Com 32 anos, o professor e dono de academia compete há 8 anos. “O que, para mim, é o mais importante foi ser campeão de Centro-Oeste de Boxe de 2022”, cita ao Jornal Midiamax.

Além disso, o lutador também é bicampeão da Copa Primeira Hora, tri no Circuito MS, tetracampeão estadual de boxe, campeão Luvas de Ouro e bicampeão do Desafio dos Campeões.

“A receita mágica é se dedicar, persistir, insistir e não desistir. Para ser um campeão tem que abdicar de muita coisa, mas sabendo que tudo isso vale a pena”, orienta o pugilista.

boxe
Igor é professor de boxe (Fotos: Arquivo pessoal)

Circuito de Boxe

As lutas estão previstas para as 9h e 19h deste sábado. As disputas têm continuação no domingo (14), com início às 9h30. Não haverá comercialização de ingressos. Para assistir às lutas, basta levar dois quilos de alimento não perecível.

Saem do Circuito os atletas que representarão Mato Grosso do Sul nos campeonatos brasileiros da temporada. A Associação Combate de Boxe Ponta Porã é a atual campeã e busca manter o título com seis atletas na competição.

Em 2022, a equipe faturou três medalhas de ouro. Já em abril deste ano, na primeira etapa do Circuito. A agremiação da fronteira conquistou cinco ouros.

Outras equipes também estão na disputa direta pelo título. Campeão da Copa Primeira Hora, a Pugillus, de Corumbá, terminou a etapa de abertura do Circuito com maior número de vitórias (seis no total) e chega à Capital com oito atletas para os combates.

Segundo a FDBMS, Campo Grande, Ponta Porã, Maracaju, Corumbá, Sonora, Rochedo, Dourados e Selvíria são os municípios sul-mato-grossenses participantes. A competição também contará com lutadores do estado de São Paulo. A terceira e última etapa do Circuito Sul-Mato-Grossense de Boxe está prevista para os dias 10 e 11 de junho, em Corumbá.

O evento tem apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Conteúdos relacionados