Operário de e o Ivinhema levaram a melhor no começo da 2º rodada do Campeonato Estadual 2023, neste domingo (29). Com isso, os clubes assumiram as lideranças dos seus respectivos grupos.

Com as vitórias, os times somaram três pontos e igualaram a pontuação com o e Dourados. Porém, pelos critérios de desempate, o Galo e o Azulão assumem a ponta. O ‘Comerário' é valido pela 5ª rodada do Estadual e aconteceu neste domingo devido aos compromissos do Operário com a Verde, em fevereiro.

Já a partida entre a SERC e o Comercial, que é válida pela 2º rodada, foi escalada para o dia 18 de fevereiro, por conta do jogo de hoje. Além disso, o Operário FC joga contra o , no dia 8, em confronto válido por esta mesma rodada.

No grupo A, o Operário de Campo Grande está a frente do apenas em número de gols marcados. Na lanterna, a Serc – ainda sem pontuar – tem menor número de gols que o Comercial, que fez um contra o Galo hoje.

Já na chave B, o Ivinhema fez melhor saldo que Dourados e Aquidauanense, fazendo o inverso com o Operário de Caarapó, que tem o pior saldo da competição, na lanterna. No sábado (28), a Azulão da Princesa venceu o Novo, por 1 a 0, em casa.

Confira a evolução e atual posição dos clubes no Estadual:

Grupo A

Grupo B

Próximas rodadas

Na quarta-feira (1º), acontecem os jogos entre Comercial e Coxim, no Jacques da Luz, e Novo e Operário de Caarapó, em Sidrolândia. Os jogos são válidos ainda pela 1ª rodada do Sul-Mato-Grossense.

Já no domingo (5), Operário enfrenta o Costa Rica, no Jacques da Luz, e o Coxim recebe a SERC, no Estádio André Borges. Já o Dourados visita o Ivinhema no Saraivão e o Operário de Caarapó recebe o Aquidauanense, no Carecão.

Confira a tabela completa do Estadual:

Grupo A

PtsGPGCSG
Operário FC331+2
Costa Rica320+2
Coxim0000
Comercial013-2
SERC002-2
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Grupo B

PtsGPGCSG
Ivinhema330+3
Dourados310+1
Aquidauanese3110
Novo001-1
Operário AC003-3
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Estadual 2023

Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica, Operário de Campo Grande, Comercial, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (SERC) e Coxim. Já a chave B é composta por Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema.

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na em 2024.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).