Com o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques na briga por uma medalha, o Mundial Paraolímpico de Atletismo começa neste sábado em Paris, na França. A competição se estende até o dia 17 e o campeão olímpico disputará um lugar no pódio na segunda-feira (10).

Desde que chegou à França, na segunda-feira (3), Yeltsin tem compartilhado nas redes sociais momentos de preparação para a prova. Na última publicação, ele aparece na pista destinada ao treino dos competidores. “Hoje viemos conhecer a pista de treinamento, uma pista de seis raias. Estou muito feliz, fazendo os últimos ajustes porque no dia 10 começa. Partiu Mundial”, comentou.

Dono de duas medalhas de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020 e recordista mundial dos 1.500 metros da classe T11, o atleta foi convocado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Yeltsin competirá em duas provas na capital da França: 5.000 e 1.500 metros. Nesta última, o fundista de Mato Grosso do Sul chegou ao recorde mundial, com a marca de 3m57s60.

Ainda neste ano, Yeltsin terá pela frente os Jogos Parapan-Americanos, maior competição paralímpica das Américas, que acontecerá em Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. Em maio do ano que vem, entre os dias 17 e 25, o sul-mato-grossense participará de mais uma edição do Campeonato Mundial, que desta vez terá Kobe, no Japão, como cidade-sede.

Brasil no Mundial de Paris

No Mundial de Atletismo de Paris 2023, a seleção brasileira contará com uma delegação maior do que em Dubai 2019, quando o país convocou 43 atletas.