COI aprova inclusão de 5 novos esportes nas Olimpíadas de Los Angeles

Flag football e squash estreiam nas Olimpíadas e beisebol retornará após ficar fora de Paris-2024. Lacrosse e críquete não eram disputados há mais de 100 anos

Agência Estado – 13/10/2023 – 10:31

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lacrosse voltará às Olimpíadas após décadas (Syracuse University, Divulgação)
Lacrosse voltará às Olimpíadas após décadas (Syracuse University, Divulgação)

As Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, terão a inclusão de 5 novas modalidades: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A adição do quinteto teve sua aprovação confirmada nesta sexta-feira (13) pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), após pedido feito pelo Comitê Organizador Local.

O flag football, espécie de primo do futebol americano, assim como o squash, nunca esteve na programação das Olimpíadas. Já críquete e lacrosse até apareceram no quadro, porém há mais de 100 anos.

O críquete esteve nos Jogos de 1900, em Paris, enquanto o lacrosse integrou o leque olímpico em duas ocasiões, nos anos de 1904, em Saint Louis, nos EUA, e 1908, em Londres.

O beisebol e o softbol, que é sua adaptação feminina, estrearam em Barcelona-1994 e Atlanta-1996, respectivamente. Permaneceram até as Olimpíadas de Pequim, em 2008, saíram nas edições seguintes e voltaram nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, mas não entraram no programa de Paris-2024.

Flag football fará sua estreia nas Olimpíadas de Los Angeles (IWGA, Divulgação)
Flag football fará sua estreia nas Olimpíadas de Los Angeles (IWGA, Divulgação)

Comitê local define a inclusão de alguns esportes

O regulamento dos Jogos Olímpicos permite que o Comitê Organizador Local solicite a inclusão e/ou a exclusão de algumas modalidades. A decisão, entretanto, será alvo de debates por meio da Comissão do Programa Olímpico antes de se emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade.

Tóquio escolheu a inclusão de beisebol/softbol, karatê, skate, escalada e surfe. Já para as Olimpíadas de Paris, em 2024, adicionou-se o breaking e manteve-se skate, surfe e escalada. Isso porque o trio, conforme decisão tomada no início de 2022, agora consta de forma oficial no programa a partir de 2028 em razão do sucesso de suas provas no Japão.

Boxe é dúvida nas Olimpíadas de 2028

Se por um lado há festa aos atletas das novas modalidades, no boxe a história é diferente. Tradicional presença nas Olimpíadas, o esporte de combate não está certo para 2028.

A nobre arte vive uma crise política após escândalos financeiros na Federação Internacional. A presença em Los Angeles ainda é incerta. Nos Jogos de Tóquio, em 2021 o Brasil faturou nada menos que três medalhas na modalidade.

Conteúdos relacionados