COI aprova inclusão de 5 novos esportes nas Olimpíadas de Los Angeles
Flag football e squash estreiam nas Olimpíadas e beisebol retornará após ficar fora de Paris-2024. Lacrosse e críquete não eram disputados há mais de 100 anos
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, terão a inclusão de 5 novas modalidades: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A adição do quinteto teve sua aprovação confirmada nesta sexta-feira (13) pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), após pedido feito pelo Comitê Organizador Local.
O flag football, espécie de primo do futebol americano, assim como o squash, nunca esteve na programação das Olimpíadas. Já críquete e lacrosse até apareceram no quadro, porém há mais de 100 anos.
O críquete esteve nos Jogos de 1900, em Paris, enquanto o lacrosse integrou o leque olímpico em duas ocasiões, nos anos de 1904, em Saint Louis, nos EUA, e 1908, em Londres.
O beisebol e o softbol, que é sua adaptação feminina, estrearam em Barcelona-1994 e Atlanta-1996, respectivamente. Permaneceram até as Olimpíadas de Pequim, em 2008, saíram nas edições seguintes e voltaram nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, mas não entraram no programa de Paris-2024.
Comitê local define a inclusão de alguns esportes
O regulamento dos Jogos Olímpicos permite que o Comitê Organizador Local solicite a inclusão e/ou a exclusão de algumas modalidades. A decisão, entretanto, será alvo de debates por meio da Comissão do Programa Olímpico antes de se emitir uma recomendação ao Conselho Executivo da entidade.
Tóquio escolheu a inclusão de beisebol/softbol, karatê, skate, escalada e surfe. Já para as Olimpíadas de Paris, em 2024, adicionou-se o breaking e manteve-se skate, surfe e escalada. Isso porque o trio, conforme decisão tomada no início de 2022, agora consta de forma oficial no programa a partir de 2028 em razão do sucesso de suas provas no Japão.
Boxe é dúvida nas Olimpíadas de 2028
Se por um lado há festa aos atletas das novas modalidades, no boxe a história é diferente. Tradicional presença nas Olimpíadas, o esporte de combate não está certo para 2028.
A nobre arte vive uma crise política após escândalos financeiros na Federação Internacional. A presença em Los Angeles ainda é incerta. Nos Jogos de Tóquio, em 2021 o Brasil faturou nada menos que três medalhas na modalidade.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Esposa de Nego Di grava vídeo íntimo com Andressa Urach: “Fetiche”
Esposa de Nego Di, Gabriela Sousa tem investido no conteúdo adulto após a prisão do ex-BBB; dessa vez, ela gravou com Andressa Urach
‘Black das blacks’: Grupo Jotta de autoescolas dá desconto de até R$ 635 na 1ª CNH de carro e moto
É a hora de realizar o seu sonho, venha conversar conosco!!
Com investimento de R$ 8 milhões, Ponta Porã receberá Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher terá atendimento integral e humanizado com serviços de assistência social, apoio psicológico, segurança pública, justiça e direitos.
TCU publica decisão sobre BR-163 em MS e confirma solução consensual com a CCR MSVia
Acórdão consta no Diário Oficial da União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.