Pular para o conteúdo
Esportes

Atletas de MS são destaques no Campeonato Brasileiro de Xadrez de base

Dos 4 atletas da delegação, 3 conquistaram altas colocações no ranking final do Brasileiro de Xadrez de base
Fábio Oruê -
xadrez
Delegação de MS foi destaque (Foto: Divulgação/Fundesporte)

Mato Grosso do Sul foi destaque no Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez, realizado na última semana, em (RN). Dos 4 atletas da delegação, 3 conquistaram altas colocações no ranking final.

A maior competição de atletas de base do país contou com disputas nas modalidades blitz, rápido e clássico. De acordo com a organização, os três primeiros colocados receberam troféu e medalha, e houve também premiação até o 10º lugar.

Os melhores colocados confirmaram vaga para representar o Brasil nos campeonatos Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial. O evento foi dividido em dois festivais: Festival Nacional da Criança (Fenac), nas categorias sub-6, sub-8, sub-10 e sub-12, e Festival Nacional da e Juvenil (Fenaj), nas classes sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20.

Segundo a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), participaram mais de 300 enxadristas, de 21 estados. A delegação sul-mato-grossense teve apoio da (Fundação de Desporto e Lazer de MS).

xadrez
Arthur Neres é uma das revelações do xadrez estadual (Foto: Divulgação/ Fundesporte)

Promessa do xadrez

O principal destaque sul-mato-grossense foi Arthur Neres de Souza. O atleta de garantiu o terceiro lugar na categoria sub-14, disputando o ritmo rápido.

Com o resultado, o enxadrista de 14 anos assegurou vaga no Campeonato Sul-Americano de Xadrez, que acontecerá ainda este ano em Florianópolis (SC), com data a definir.

Aluno da Escola Estadual João Magiano Pinto, Arthur Neres é uma das revelações do xadrez estadual. O estudante-atleta é um dos integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), iniciativa da Fundesporte junto à SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas da REE (Rede Estadual de Ensino).

Delegação de MS

Além de Arthur, a delegação contou com mais três atletas: Mariana Mayumi Shiguematsu, Erik Kazuhiro Shikasho e Kariny Kaori Shikasho, sob comando do técnico Matheus Garcett. A equipe de Mato Grosso do Sul foi chefiada pelo professor Marcelo Simões e teve como acompanhantes Laura Mayumi Shikasho e Renata Shiguematsu.

xadrez
Atletas do Estado se destacaram em Natal (Foto: Divulgação/Fundesporte)

Confira a classificação final dos atletas de MS no Brasileiro de Xadrez de base:

Kariny Kaori – sub-14 feminino
4º lugar no ritmo blitz, 5º no rápido e 8º no clássico

Erik Kazuhiro – sub-16 absoluto cadete
4º lugar no ritmo blitz e 4º no rápido

Mariana Mayumi – sub-14 feminino
8º lugar no ritmo blitz, 11º no rápido e 11º no clássico

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Liderança em jogo: Brasileirão tem rodada decisiva neste domingo

associação

TCU multa associação de assentamento em MS 20 anos após irregularidades

tereza cristina carne senado eua missão trump

Senadores de MS chegam em Washington para tentar barrar tarifaço de Trump

mistura

‘Ideal é não fazer misturinha’: morte por intoxicação acende alerta sobre uso de produtos de limpeza

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Fazenda foi alugada para ser o balneário municipal de Paranaíba em 2023, estrutura não funciona. (Reprodução)

Denúncia de vereador leva invertida com decisão do TCE que mandou prefeitura pagar aluguel por balneário municipal

Últimas Notícias

Política

PL quer proibir bloqueio automático de chaves Pix por irregularidade no CPF ou no CNPJ

A Câmara dos Deputados está discutindo o assunto

Política

Confira como funcionará o recesso na Assembleia Legislativa de MS

Durante a pausa das sessões ordinárias, a Casa de Leis estará fechada para o público

Polícia

‘A liberdade da motocicleta é incrível, mas a vida vale mais’, diz vítima de acidente de trânsito

Neste domingo (27), Dia do Motociclista, conheça três histórias de pessoas que tiveram a vida transformada após acidentes de trânsito

Cotidiano

Tempo seco é gatilho em MS, mas alergias podem surgir a qualquer momento

Para alguns pacientes, a dolorosa corrida contra o tempo, no tratamento de alergia pelo SUS, dura anos