Atleta indígena de MS conquista bronze e ajuda Brasil a ser campeão do Sul-Americano de Atletismo

Dardista ajudou o Brasil a ser campeão geral da competição em Bogotá

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
atletismo
Yuri garantiu um bronze para o Brasil (Foto: Divulgação/CBAt)

O sul-mato-grossense Yuri Moreira Benites, da Aldeia Amambai, conquistou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20, no último fim de semana.

Contemplado pelo Bolsa Atleta, da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS), o atleta de 18 anos ajudou o Brasil a ser campeão geral da competição, realizada em Bogotá, capital da Colômbia.

Na prova de lançamento do dardo, Yuri chegou à marca de 59,11 metros, na prova disputada no estádio El Salitre. O dardista indígena ficou atrás do equatoriano Yirmar Torres (64,64 metros), e do também brasileiro Arthur Curvo, que faturou o ouro ao fazer a sua melhor marca (66,03 metros).

atletismo
Delegação brasileira de atletismo (Foto: Divulgação/CBAt)

Somando 44 medalhas (15 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze) e 397 pontos, a seleção brasileira ficou com o título sul-americano, mantendo a hegemonia no continente. A Colômbia, que competiu em casa, foi a segunda colocada na pontuação geral, com 389 pontos e também no masculino (162) e feminino (187).

A Argentina veio em terceiro, com 153 no quadro geral de pontuação (70 no masculino e 83 no feminino). A melhor atleta da competição foi Manuela Rotundo, do Uruguai.

“Foi um sucesso porque o Brasil manteve a hegemonia continental. Foi uma competição boa, com bons resultados e destaques nas provas de velocidade, como o Renan Gallina, nos 100 m, e o José Eduardo, nos 110 m com barreiras, com recordes e marca entre as cinco melhores do mundo. Também os revezamentos foram destaque (com três ouros e duas pratas). Sofremos um pouco nas provas de meio fundo e fundo pela altitude”, avaliou Rodrigo Pereira dos Santos, treinador chefe da equipe masculina.