Após hiato de 9 anos, Jogos Abertos de MS serão realizados em novembro em Campo Grande

Competição terá voleibol, handebol, futsal e basquetebol

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
jogos escolares da juventude
Jogos da Juventude (Foto: Lucas Castro/Fundesporte)

Os JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul) voltam a ser realizados após ficar nove anos de fora do calendário esportivo estadual. As disputas acontecerão entre os dias 2 e 5 de novembro, em Campo Grande, anunciou a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

A competição estadual não é organizada desde 2014, quando os JABs (Jogos Abertos Brasileiros) foram extintos. A última edição teve Jardim como sede.

Diretor de esportes de excelência da Fundesporte, Leandro Fonseca, avalia que a retomada do JAMS tem como objetivo fortalecer o esporte escolar no Estado. “Esses atletas cresceram, hoje estão nas universidades e praticam a modalidade no esporte adulto. Então, sentimos essa necessidade de retomada dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul”.

Composição e formato

O campeonato terá a participação de oito municípios por modalidade, sendo elas basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nos gêneros feminino e masculino. As cidades foram escolhidas obedecendo critérios estabelecidos pela Diretoria de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte.

No basquetebol, voleibol e handebol foram selecionados os quatro primeiros colocados da Copa dos Campeões 2023, torneio extra dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul que reúne as melhores seleções municipais e que define o representante do estado na etapa nacional escolar na faixa etária de 15 a 17 anos (os Jogos da Juventude, do Comitê Olímpico do Brasil – COB). Além disso, três municípios foram indicados pelas federações das respectivas modalidades, mais a equipe da cidade-sede, no caso Campo Grande.

O futsal também é composto por três equipes designadas pela FFSMS (Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul) e pela sediante, além dos quatro primeiros colocados dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul – 15 a 17 anos 2023. Excluída da competição nacional do COB, decisão confirmada em fevereiro deste ano, a modalidade passou a não integrar mais a Copa dos Campeões da Fundesporte como seletiva estadual.

Na primeira fase dos JAMS, as equipes serão distribuídas em dois grupos, com quatro integrantes cada. Os jogos ocorrerão no sistema “todos contra todos”. A composição das chaves será feita mediante sorteio no congresso técnico. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais (1º A x 2º B e 1º B x 2º A).

Os locais de disputa na capital ainda serão definidos. Veja as equipes participantes:

BASQUETEBOL
FemininoMasculino
BataguassuDourados
Campo GrandePonta Porã
CorumbáRio Brilhante
DouradosCorumbá
MaracajuCampo Grande
ParanaíbaParanaíba
Rio BrilhanteTrês Lagoas
Três LagoasNova Andradina
FUTSAL
FemininoMasculino
Três LagoasÁgua Clara
Antônio JoãoAmambai
Campo GrandeAnastácio
CorumbáAquidauana
São Gabriel do OesteBodoquena
DouradinaCampo Grande
AmambaiCorumbá
DouradosDourados
HANDEBOL
FemininoMasculino
Campo GrandeÁgua Clara
AmambaiAquidauana
CorumbáCampo Grande
AquidauanaChapadão do Sul
DouradosCorumbá
MaracajuParanaíba
Chapadão do SulRio Brilhante
ParanaíbaTrês Lagoas
VOLEIBOL
FemininoMasculino
Três LagoasCampo Grande
Campo GrandeTrês Lagoas
CorumbáBonito
CoximPonta Porã
Sete QuedasParanaíba
DouradosCorumbá
Bela VistaSete Quedas
Ponta PorãDourados

Confira mais detalhes no Regulamento Geral – JAMS 2023.

Conteúdos relacionados

judocas