Pular para o conteúdo
Esportes

Prática de Crossfit sem supervisão pode gerar lesões permanentes; confira dicas

Recentemente, um jovem praticava Crossfit quando uma barra de peso atingiu seu pescoço
Fábio Oruê -
crossfit
Alunos durante treino de Crossfit (Foto: Reprodução/Newin Crossfit)

Qualquer prática esportiva com condicionamento físico sem supervisão profissional pode gerar consequências que o atleta pode se arrepender e com o Crossfit não é diferente. O desenvolve altos níveis de acondicionação com exercícios variados.

Por conta disso, a prática deve ser acompanhada por um profissional, conforme o treiner Neilton Freitas, da Newin Crossfit. “Quando a atividade respeita a limitação do aluno e desenvolvimento natural de suas habilidades, o Crossfit é seguro e prazeroso”, diz ele ao Jornal Midiamax.

Segundo o profissional, os treinadores habilitados passam por curso e fazem prova de capacitação. “Não é aconselhável seguir treinos pela internet, apesar de ser prática que vem crescendo. Considero que o acompanhamento é que faz o aluno ter o desenvolvimento desejado, pois o olho do professor é treinado para corrigir pequenos detalhes técnico”, explica.

crossfit
Alunos treinando com orientação (Foto: Reprodução/Newin Crossfit)

Além disso, a orientação do treiner também é para os momentos antes e depois dos treinos. “Os cuidados do praticantes de pós e pré-treino são simples. Boa alimentação e hidratação e um bom descanso pós-prática, o resto fica a cargo da equipe de treinadores durante as aulas”, diz Neilton.

Tratamento de lesões no Crossfit

A maioria das lesões causadas pela prática esportiva são musculares, nos ombros, coluna e joelhos, segundo o fisioterapeuta Jair Júnior, que já atendeu praticantes de Crossfit – principalmente homens com reincidência em traumas.

“Isso ocorre principalmente pelos movimentos exigidos nessa prática esportiva. Nesse sentido, muitos fisioterapeutas, sem generalizar, é claro, têm o hábito de criminalizar esse esporte, sobretudo pelo alto índice de lesões”, conta ele à reportagem.

Orientação e acompanhamento profissional são fundamentais (Foto: Reprodução/Newin Crossfit)

Conforme o especialista, no caso de tratamento, ‘cada caso é um caso’, pois a variedade no treinamento ocasiona também a pluralidade de lesões. “[…] melhorar a dor no local da lesão pode não ser tão complicado, por outro lado, promover a funcionalidade da região tratada de modo que cada estrutura desempenhe seu papel com êxito, esse sim será um grande desafio”, diz.

Lesões podem impedir a prática

Recentemente, um atleta foi atingido por barra com peso durante exercício na academia, em (CE). O atleta levantava a barra para realizar um movimento, quando aconteceu o acidente, segundo O Diário do . Ele se desequilibrou e a barra atingiu a região do pescoço dele.

O momento do acidente foi gravado em vídeo, que pode ser conferido abaixo (Imagens são fortes):

O rapaz, que não teve a identidade revelada, passou por cirurgia e se recupera no hospital. Conforme o fisioterapeuta, alguns tipos de lesões podem tirar o atleta do Crossfit definitivamente.

“[…] elas estão relacionadas mais as cronicidades. Lesões de carácter duradouro, mal curadas e entre outros, salve, é claro, lesões de coluna que pode gerar plegia em alguma região e que aí sim poderia retirá-lo de forma aguda da prática esportiva”, explica.

Segundo ele, no contexto da reabilitação, a atuação em conjunto do médico e fisioterapeuta no início do tratamento é fundamental. “Ademais, conhecer a modalidade esportiva, para entender o gestual específico, torna-se imprescindível para o sucesso desse processo. Dessa forma, tanto o médico quanto o fisioterapeuta indicados serias profissionais específicos da área esportiva”, finaliza.

Conforme o local onde onde o jovem citado acima se acidentou, ele não corre risco de morte e não deve perder os movimentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de desaparecido em Rio Verde após churrasco com amigos é encontrado pelos bombeiros

Homem é flagrado pela Polícia Militar com pistola e duas espingardas

Briga em oficina acaba com homem morto após facada na cabeça em  Costa Rica

[ BASTIDORES ] Nova missão para o 2º semestre

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Ensanguentado, homem é encontrado com crânio exposto após ser  espancado por dívidas de drogas

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Semana começa com 2,1 mil vagas de emprego abertas na Funsat

A seleção se divide em 133 profissões diferentes e a maioria não exige experiência para ingressar no serviço

Polícia

Juliete foi morta com facada no pescoço durante ‘brincadeira de luta’, segundo irmão em depoimento 

Faca usada no crime foi lançada próxima a churrasqueira

Famosos

Leo Dias deixa SBT e vai para concorrente com salário alto; saiba detalhes

Leo Dias deve embolsar um salário alto após deixar o SBT por uma emissora concorrente; jornalista estava no quadro de apresentadores do Fofocalizando

Cotidiano

MS amanhece com mínima de 10°C e tem chance de chuva nesta segunda-feira

Frente fria derruba temperaturas, com destaque para o sul do Estado