Novas regras da CBF definem que futebol de MS terá dois representantes na Copa do Brasil em 2024

Novas regras da Copa do Brasil levam em conta ranking das federações; FFMS começa 2023 na penúltima posição geral

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
copa do brasil
Troféu Copa do Brasil 2023 (Foto: divulgação/ CBF)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu novas regras para a Copa do Brasil a partir de 2024, possibilitando que Mato Grosso do Sul envie dois representantes para a competição.

Desde 2019, MS só enviava um representante para a Copa do Brasil. Agora, segundo os novos critérios, a confederação não considera o ranking de clubes e distribui as vagas às federações estaduais – incluindo a FFMS (Federação de Futebol de MS).

A vaga para a competição eliminatória era prevista apenas ao campeão Estadual e agora deve ser passada também ao vice. Vale lembrar que é somente o Operário que representa MS na Copa do Brasil em 2023.

Quais as mudanças na Copa do Brasil?

Conhecida como a competição mais democrática do Brasil, a Copa do Brasil reúne 92 clubes de todas as regiões do país. O critério técnico de participação em 2024 segue as seguintes orientações:

  • Critério 1: 12 vagas, para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2024, os
    campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 e clubes
    complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, respeitando a ordem da
    classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas;
  • Critério 2: 80 vagas, para os clubes classificados nas competições estaduais de 2023,
    excluídos os clubes já identificados no critério 1;

No caso, MS se enquadra no segundo critério. De acordo com o critério 2, a distribuição de vagas por Estado deverá ter como base no posicionamento de cada federação no RNF (Ranking Nacional de Federações) de 2024.

O 1º e 2º lugar dispunham de 6 vagas; do 3º ao 5º ficam com 5; do 6º ao 14º tem direito a 3 vagas; e do 15º ao 27º ficam com apenas 2.

A FFMS começa 2023 na penúltima posição geral da RNF, ou seja, tem direito a duas vagas. Segundo o regulamento, as duas vagas devem ser obrigatoriamente direcionadas ao 1º e 2º colocados no campeonato estadual da Série A.

Copa do Brasil 2023

A primeira fase da Copa do Brasil está prevista para os dias 22 de fevereiro e 1 de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase. A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição.

Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar.

Conteúdos relacionados