Pular para o conteúdo
Esportes

Jornal uruguaio elogia ‘favorita’ seleção brasileira: ‘Máquina de jogar futebol’

Equipe comandada por Neymar é tida como favorita a mais uma conquista mundial
Agência Estado -
Seleção brasileira. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Se a seleção de Tite ainda passa por desconfianças e inseguranças de parte dos torcedores no País quanto à preparação para a Copa do Mundo do Catar, na imprensa estrangeira a equipe comandada por é tida como favorita a mais uma conquista mundial. O jornal El País, em sua versão uruguaia, publicou um artigo nesta sexta-feira com muitos elogios à história da seleção e a aponta como uma das favoritas a faturar o título.

“O time agora é uma máquina de jogar futebol bem ajeitada, com muitas peças de reposição, caso precise. O Brasil segue produzindo craques. Hoje não há um grande time europeu que não tenha um brasileiro como titular. E quase todos têm experiência na seleção: nas eliminatórias sul-americanas, o Brasil deu um passeio e o técnico se deu ao luxo de testar atletas em muitos jogos”, afirma o jornalista Luis Prats, que assina o artigo do El País.

Para este Mundial, o diário ressalta a continuidade do trabalho de Tite, mesmo após a derrota na última Copa do Mundo, nas quartas de final, para a Bélgica – ele se junta a Zagallo e Telê Santana como os únicos treinadores que comandaram a seleção em duas Copas do Mundo consecutivas. A consolidação de um trabalho, que completou seis anos, é um dos diferenciais do Brasil em 2022

As últimas seleções campeãs do mundo tiveram essa continuidade, por diversos anos, dos trabalhos de seus treinadores. Didier Deschamps, campeão em 2018 e no comando da desde 2012, e Joachim Löw, campeão em 2014 e que deixou a após 15 anos como treinador, experimentaram o que Tite vivenciará pela primeira vez no Catar.

Liderada por Neymar, que recupera sua melhor fase no Paris Saint-Germain, a seleção liderou do início ao fim as Eliminatórias na América do Sul. Com 40 gols marcados e apenas cinco sofridos, o Brasil se classificou de forma invicta e antecipada.

Além de Neymar, o El País ressalta as figuras dos jovens craques da seleção – Vinícius Jr., Raphinha e Lucas Paquetá – e dos veteranos – Thiago Silva e Casemiro. Esses fatores, quando somados, explicam o favoritismo que o jornal uruguaio concede ao Brasil.

Por outro lado, a seleção brasileira amarga 20 anos sem um título mundial – segundo maior jejum na história, atrás apenas dos 24 anos entre o tricampeonato, em 1970, e o tetra, em 1994. Eliminações dolorosas em 2006, para a França, em 2010, Holanda, e em 2014, o famigerado 7 a 1 para a Alemanha, marcaram o final dos ciclos dos treinadores brasileiros.

Ao final, a principal deficiência da seleção para o Mundial acaba sendo a falta de experiência com adversários europeus durante o último ciclo. Com o início da Liga das Nações na Europa, a CBF encontrou dificuldades em arranjar amistosos durante a data Fifa. Contra rivais sul-americanos, africanos ou asiáticos, o Brasil impôs uma vasta superioridade. “Seria muito interessante ver um duelo contra a Inglaterra, Alemanha ou França, mas para isso teremos que esperar as etapas finais do Catar”, afirma o jornal.

A Copa do Mundo de 2022 terá início em 21 de novembro, com o confronto entre Holanda e Senegal. A estreia da seleção brasileira, diante da Sérvia, está marcada para o dia 24, às 16h (horário de ), no Estádio Lusail.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Últimas Notícias

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais