Mato Grosso do Sul conquistou 21 medalhas nos Jogos da Juventude 2022, sendo sete de ouro, oito de prata e seis de bronze. A delegação sul-mato-grossense contou com 134 participantes, durante os 15 dias de competições realizadas em Aracaju, no Recife.

Nos últimos jogos, realizados neste sábado (17) o Handebol feminino conquistou medalha de prata com placar de 26 a 23 sobre o Alagoas. O time de basquete feminino perdeu para Minas Gerais e ficou com a prata. No handebol masculino a equipe perdeu para o amazonas e ficou com o bronze.

Tradicionalmente acostumado com o pódio em competições escolares, o judô de Mato Grosso do Sul desencantou no segundo dia de disputas. Julianna da Silveira e Silva buscou a medalha de ouro na categoria meio-pesado (até 70 kg), vencendo na final a goiana Maria Costa. Em março, a sul-mato-grossense de 17 anos lesionou o ombro e acreditou que não poderia mais competir neste ano. Para ela, o ouro conquistado na capital sergipana é fruto de determinação e sacrifício.

“Todo o esforço que fiz para estar aqui valeu a pena, fui presenteada. É uma lesão que me incomoda até hoje, treino e sofro com ela todos os dias, mas aqui em Aracaju ela ficou escondida, porque foi anestesiada pela felicidade em lutar”, desabafa a judoca

Os jogos são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúnem mais de quatro mil atletas, na faixa etária de 15 a 17 anos, de 1.856 escolas, que representam todos os estados do país e o Distrito Federal em 16 modalidade