Destaque nacional, Serc/UCDB também representa MS na Taça Brasil de Futsal Feminino

Competição nacional acontece entre 29 de maio e 4 de junho, em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
futsal feminino nacional
Serc/UCDB é destaque nacional (Foto: Maurício Moreira/ CBFS)

Equipe conhecida no cenário nacional, o time da Serc/UCDB (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão/Universidade Católica Dom Bosco) participa de mais uma edição da Taça Brasil de Clubes de Futsal feminina – Divisão Especial, representando Mato Grosso do Sul, em casa.

É a primeira vez que a competição feminina é sediada em MS. O torneio nacional garante ao time vencedor a vaga na Libertadores, competição que envolve equipes de toda a América do Sul. Os jogos começam no domingo (29) e seguem até o dia 4 de junho.

“Sempre foi um sonho nosso jogar a Taça Brasil aqui no Estado, então agora chegou a hora. Vamos lutar para não decepcionar nossa torcida e chegar na final. Estamos treinando forte, nos preparativos finais”, conta o técnico Luiz Fernando Borges Daniel, o “Nando”.

O evento é organizado pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), em parceria com a FFSMS (Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul) e apoio da Fundesporte (Fundação de Deposto e Lazer de MS) e chega à 29ª edição.

Destaque nacional

Apesar de jogarem a Taça Brasil pela primeira vez em solo sul-mato-grossense, a equipe já tem história na competição e é um destaque nacional: em 2021, o time terminou em sexto lugar na disputa, que ocorreu em Pato Branco (PR). Já em 2019, em Lages (SC), a Serc/UCDB foi semifinalista, encerrando em quarto.

“Estamos bastante confiantes, porque dessa vez estaremos em casa, com nossa torcida”, relata a capitã Bruna Elisbão. “Temos uma vivência muito boa, bastante experiência jogando juntas em torneios e campeonatos nacionais. Agora, precisamos nos concentrar e nos livrar da ansiedade e do nervosismo, para apresentar um bom jogo. Chegar na final em casa seria um sonho realizado”, confessa a camisa 4.

Investimento

Em abril deste ano, a Fundesporte destinou R$ 500 mil ao Serc/UCDB, visando a preparação da equipe neste nacional e em outros que estão por vir. O recurso é proveniente do FIE/MS (Fundo de Investimentos Esportivos).

Segundo o clube, o recurso está sendo utilizado para o pagamento de bolsa para atletas e salários para a comissão técnica, assim como a contratação de reforços para a equipe, aquisição de materiais esportivos, investimento em estrutura adequada para treinos de alto rendimento, despesas com contratação de prestadores de serviços, entre outros.

Competição nacional

No total, 13 agremiações participam da Taça Brasil, dividindo-se em três grupos na fase classificatória da competição nacional.

O grupo A, único com cinco times, conta com Associação Leoas da Serra (SC), Associação de Futebol Feminino Celemaster Uruguaianense (RS), Vila Nova Futebol Clube (GO), Clube 2004 da Bahia (BA) e Serc/UCDB (MS).

Já o B tem São José Futsal e Esportes Olímpicos (SP), Operário/Douradina (MS), Associação Esportiva SK Boa Esperança (ES) e Associação Educacional Magnólia (MA). Estão no grupo C o Instituto Eliberto Stein (PR), Associação Atlética Nova Geração (DF), Instituto Futsal Sem Drogas (MT) e Serra Talhada Futebol Clube (PE).

Segundo a CBFS, a novidade para este ano será a inclusão das quartas de finais do campeonato nacional. Além do primeiro e o segundo colocados de cada grupo, classificam-se também o primeiro e o segundo com melhor Índice Técnico entre as equipes que ficarem na terceira colocação.

Nas quartas, o time melhor classificado na primeira fase joga pela vantagem do empate no tempo normal para fins de classificação para as semifinais. Já nas semifinais e na final, em caso de empate no tempo normal, a partida vai para prorrogação. Persistindo o empate no tempo extra, o classificado será definido nos pênaltis.

A Serc/UCDB já entra em quadra na rodada de abertura, no domingo (29), às 20h (horário de MS), diante do Clube 2004/Kath Prosports (BA). MS também é representado pelo time Operário/Douradina.

Confira abaixo a tabela de jogos da primeira fase:

1ª ETAPA – CLASSIFICATÓRIA

1ª rodada (29/05 – Domingo)

  • 18h – Celemaster Uruguaianense (RS) x Leoas da Serra (SC)
  • 20h – Serc/UCDB (MS) x Clube 2004 da Bahia (BA)

2ª rodada (30/05 – segunda-feira)

  • 18h – Clube 2004 da Bahia (BA) x Celemaster Uruguaianense (RS)
  • 20h – Serc/UCDB (MS) x Vila Nova FC (GO)

3ª rodada (31/05 – terça-feira)

  • 8h – SK Boa Esperança (ES) x Magnólia/CAD (MA)
  • 10h – Leoas da Serra (SC) x Clube 2004 da Bahia (BA)
  • 14h – Instituto Eliberto Stein (PR) x Nova Geração (DF)
  • 16h – F.S.D. (MT) x Serra Talhada FC (PE)
  • 18h – Operário/DEC (MS) x São José Futsal (SP)
  • 20h – Celemaster Uruguaianense (RS) x Vila Nova FC (GO)

4ª rodada (01/06 – quarta-feira)

  • 8h – F.S.D. (MT) x Instituto Eliberto Stein (PR)
  • 10h – Magnólia/CAD (MA) x São José Futsal (SP)
  • 14h – Vila Nova FC (GO) x Leoas da Serra (SC)
  • 16h – Nova Geração (DF) x Serra Talhada FC (PE)
  • 18h – SK Boa Esperança (ES) x Operário/DEC (MS)
  • 20h – Serc/UCDB (MS) x Celemaster Uruguaianense (RS)

5ª rodada (02/06 – quinta-feira)

  • 8h – Vila Nova FC (GO) x Clube 2004 da Bahia (BA)
  • 10h – São José Futsal (SP) x SK Boa Esperança (ES)
  • 14h – Serra Talhada FC (PE) x Instituto Eliberto Stein (PR)
  • 16h – F.S.D. (MT) x Nova Geração (DF)
  • 18h – Operário/DEC (MS) x Magnólia/CAD (MA)
  • 20h – Leoas da Serra (SC) x SERC/UCDB (MS)

A tabela completa com os grupos e todos os jogos do campeonato nacional podem ser conferidos neste link.

Conteúdos relacionados