Pular para o conteúdo
Esportes

De MS, Talita e Saymon vão representar o Brasil no Mundial de Vôlei de Praia em Roma

Ao todo, 8 duplas do Brasil vão participar do campeonato
Fábio Oruê -
atletas brasil talita saymon ms circuito mundial
Talita e Saymon (Fotos: Divulgação)

Dois atletas de foram confirmados como representantes do Brasil no Campeonato Mundial de , nesta terça-feira (24). A competição, que é a mais importante da temporada, acontece entre 10 e 19 de junho, em Roma.

Ao todo, 16 atletas – ou oito duplas – vão integrar a delegação do Brasil. Entre eles os sul-mato-grossenses Talita, de , e Saymon, de . Talita faz dupla com a cearense Rebecca e Saymon tem a parceria do brasiliense Bruno Schmidt.

Além disso, Duda/Ana Patricia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Taiana/Hegê, André Stein/George, Renato/Vitor Felipe e Alison/Guto também estão entre as 25 primeiras duplas do ranking da Federação Internacional e carimbaram o passaporte. Cada país podia classificar até quatro parcerias por gênero.

Talita e Saymon (Foto: Divulgação)

O Brasil tem 12 medalhas de ouro, nove de prata e 10 de bronze nas 12 edições do Mundial – Alison (em 2011 e 2015), Bruno Schmidt (em 2015), Bárbara Seixas (em 2015) e André Stein (em 2017) já estiveram no alto do pódio da competição.

Brasil faz história

“O Mundial é a principal competição do de praia na temporada e um grande desafio para nossos atletas. Temos um grupo de muito talento, com atletas experientes e jovens que disputam a competição pela primeira vez”, diz Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV e campeão do Mundial em 1997, ao lado de Pará.

“O Brasil tem uma grande tradição no Campeonato Mundial e entramos sempre com a responsabilidade de manter essa história”, completa.

A definição dos últimos representantes do Brasil aconteceu na etapa Challenge de Kusadasi, na Turquia, do Circuito Mundial. Evandro e Álvaro Filho, que precisavam chegar ao terceiro lugar para garantir um lugar no grupo que vai a Roma, terminaram em quinto, deixando a vaga com Bruno Schmidt, campeão olímpico em 2016, e Saymon.

No feminino, Elize Maia e Thâmela tinham que alcançar as quartas de final, mas foram superadas nas oitavas, e a vaga ficou com Taiana e Hegê.

Além de Bruno Schmidt, a delegação brasileira conta com dois outros medalhistas dos Jogos Rio 2016, Alison (ouro) e Bárbara Seixas (prata). Sete atletas da delegação já faturaram o título do Circuito Mundial: Alison, Talita, Taiana, Bárbara Seixas, Bruno Schmidt, André Stein e Duda.

Mas ao lado dos já consagrados campeões, chegam novos nomes dispostos a entrar para a história do vôlei de praia mundial. Campeão pan-americano sub-23 em 2021, bicampeão mundial sub-21 (2017 e 2019) e campeão mundial sub-19 (2016), Renato disputa seu primeiro Campeonato Mundial, assim como Hegê, que ganhou o prêmio de “Atleta que mais evoluiu” nas duas últimas temporadas do Circuito Brasileiro.

Sequência de torneios

Antes do Campeonato Mundial, as duplas brasileiras têm outros dois desafios pelo Circuito Mundial: as etapas Elite de Ostrava (TCH) e Jurmala (LET). A competição na República Tcheca começa nesta quarta-feira (25), com Tainá/Vic e Evandro/Álvaro Filho na disputa do qualifying.

Outras oito duplas brasileiras estreiam diretamente no torneio principal, na quinta-feira: Rebecca/Talita, Taiana/Hegê, Duda/Ana Patricia, Barbara/Carol e Andressa/Vitória, George/André, Vitor Felipe/Renato e Alison/Guto.

“Teremos uma sequência de três torneios grandes e estamos muito motivados, principalmente para o Campeonato Mundial. Viemos de bons resultados, estamos jogando bem, e agora é botar isso em prática para conseguir o maior número de pódios possível. Jogamos muito bem a última etapa que teve em Ostrava e isso nos anima ainda mais”, diz George, medalhista de bronze na etapa de Ostrava do Circuito Mundial de 2021 e ouro no Challenge de Itapema (SC) da atual temporada, ambos ao lado de André.

Além do ouro de George/André em Itapema, o Brasil soma outras cinco medalhas nesta temporada do Circuito Mundial, com bronze para Talita/Rebecca na etapa Elite de Rosarito (MEX); dois ouros para Bárbara Seixas/Carol Solberg, nos Challenge de Tlaxcala (MEX) e Doha (CAT); bronze para Elize Maia/Thâmela no Challenge de Tlaxcala (MEX); e bronze para Andressa/Vitória no Challenge de Itapema (SC).

Novidade

Este ano, o Circuito Mundial adotou novo formato, dividido em etapas Elite 16, Challenge e Future. As disputas Elite – como a de Ostrava – reúnem os 12 primeiros colocados do ranking e quatro duplas vindas do qualifying com 16 equipes.

Importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, os Challenges têm 24 duplas no torneio principal, oito vindas do qualifying com 32 duplas. O Future, voltado para o desenvolvimento do esporte e dos atletas, terá 16 equipes na chave principal e 16 no qualifying.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional