Pular para o conteúdo
Esportes

De MS, Talita e Saymon vão representar o Brasil no Mundial de Vôlei de Praia em Roma

Ao todo, 8 duplas do Brasil vão participar do campeonato
Fábio Oruê -
atletas brasil talita saymon ms circuito mundial
Talita e Saymon (Fotos: Divulgação)

Dois atletas de foram confirmados como representantes do no Campeonato Mundial de de Praia, nesta terça-feira (24). A competição, que é a mais importante da temporada, acontece entre 10 e 19 de junho, em .

Ao todo, 16 atletas – ou oito duplas – vão integrar a delegação do Brasil. Entre eles os sul-mato-grossenses Talita, de , e Saymon, de Campo Grande. Talita faz dupla com a cearense Rebecca e Saymon tem a parceria do brasiliense Bruno Schmidt.

Além disso, Duda/Ana Patricia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Taiana/Hegê, André Stein/George, Renato/Vitor Felipe e Alison/Guto também estão entre as 25 primeiras duplas do ranking da Federação Internacional e carimbaram o passaporte. Cada país podia classificar até quatro parcerias por gênero.

Talita e Saymon (Foto: Divulgação)

O Brasil tem 12 medalhas de ouro, nove de prata e 10 de bronze nas 12 edições do Mundial – Alison (em 2011 e 2015), Bruno Schmidt (em 2015), Bárbara Seixas (em 2015) e André Stein (em 2017) já estiveram no alto do pódio da competição.

Brasil faz história

“O Mundial é a principal competição do vôlei de praia na temporada e um grande desafio para nossos atletas. Temos um grupo de muito talento, com atletas experientes e jovens que disputam a competição pela primeira vez”, diz Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV e campeão do Mundial em 1997, ao lado de Pará.

“O Brasil tem uma grande tradição no Campeonato Mundial e entramos sempre com a responsabilidade de manter essa história”, completa.

A definição dos últimos representantes do Brasil aconteceu na etapa Challenge de Kusadasi, na Turquia, do Circuito Mundial. Evandro e Álvaro Filho, que precisavam chegar ao terceiro lugar para garantir um lugar no grupo que vai a Roma, terminaram em quinto, deixando a vaga com Bruno Schmidt, campeão olímpico em 2016, e Saymon.

No feminino, Elize Maia e Thâmela tinham que alcançar as quartas de final, mas foram superadas nas oitavas, e a vaga ficou com Taiana e Hegê.

Além de Bruno Schmidt, a delegação brasileira conta com dois outros medalhistas dos Jogos Rio 2016, Alison (ouro) e Bárbara Seixas (prata). Sete atletas da delegação já faturaram o título do Circuito Mundial: Alison, Talita, Taiana, Bárbara Seixas, Bruno Schmidt, André Stein e Duda.

Mas ao lado dos já consagrados campeões, chegam novos nomes dispostos a entrar para a história do vôlei de praia mundial. Campeão pan-americano sub-23 em 2021, bicampeão mundial sub-21 (2017 e 2019) e campeão mundial sub-19 (2016), Renato disputa seu primeiro Campeonato Mundial, assim como Hegê, que ganhou o prêmio de “Atleta que mais evoluiu” nas duas últimas temporadas do Circuito Brasileiro.

Sequência de torneios

Antes do Campeonato Mundial, as duplas brasileiras têm outros dois desafios pelo Circuito Mundial: as etapas Elite de Ostrava (TCH) e Jurmala (LET). A competição na República Tcheca começa nesta quarta-feira (25), com Tainá/Vic e Evandro/Álvaro Filho na disputa do qualifying.

Outras oito duplas brasileiras estreiam diretamente no torneio principal, na quinta-feira: Rebecca/Talita, Taiana/Hegê, Duda/Ana Patricia, Barbara/Carol e Andressa/Vitória, George/André, Vitor Felipe/Renato e Alison/Guto.

“Teremos uma sequência de três torneios grandes e estamos muito motivados, principalmente para o Campeonato Mundial. Viemos de bons resultados, estamos jogando bem, e agora é botar isso em prática para conseguir o maior número de pódios possível. Jogamos muito bem a última etapa que teve em Ostrava e isso nos anima ainda mais”, diz George, medalhista de bronze na etapa de Ostrava do Circuito Mundial de 2021 e ouro no Challenge de Itapema (SC) da atual temporada, ambos ao lado de André.

Além do ouro de George/André em Itapema, o Brasil soma outras cinco medalhas nesta temporada do Circuito Mundial, com bronze para Talita/Rebecca na etapa Elite de Rosarito (MEX); dois ouros para Bárbara Seixas/Carol Solberg, nos Challenge de Tlaxcala (MEX) e Doha (CAT); bronze para Elize Maia/Thâmela no Challenge de Tlaxcala (MEX); e bronze para Andressa/Vitória no Challenge de Itapema (SC).

Novidade

Este ano, o Circuito Mundial adotou novo formato, dividido em etapas Elite 16, Challenge e Future. As disputas Elite – como a de Ostrava – reúnem os 12 primeiros colocados do ranking e quatro duplas vindas do qualifying com 16 equipes.

Importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, os Challenges têm 24 duplas no torneio principal, oito vindas do qualifying com 32 duplas. O Future, voltado para o desenvolvimento do esporte e dos atletas, terá 16 equipes na chave principal e 16 no qualifying.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cerca de 19 milhões não enviaram declaração do IR a dez dias do prazo

Homem é preso em flagrante por divulgar vídeos íntimos de ex-companheira em redes sociais

Jovem de MS vence o Miss Brasil Américas 2025

Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

cnj juiz esquema

CNJ regulamenta pagamento de benefícios retroativos no Judiciário

Últimas Notícias

Esportes

Vasco supera Operário-PR nos pênaltis e segue vivo na Copa do Brasil

Após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar

Polícia

Homem é condenado a um ano em regime fechado por injúria religiosa contra colega de trabalho

Também foi condenado a indenizar a vítima em R$ 5 mil por danos morais

Esportes

São Paulo sofre com gramado ruim nos Aflitos, mas bate o Náutico e avança na Copa do Brasil

O time voltou a vencer o Náutico por 2 a 1,

Polícia

Traficante é preso com 439 Kg de maconha na BR-267

Nos bancos do veículo a equipe avistou vários fardos de maconha