O Costa Rica foi eliminado da Copa Verde logo na estreia, que aconteceu no sábado (29), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). O time sul-mato-grossense perdeu de 2 a 0 para o time da casa.

O Crec conseguiu segurar o jogo no primeiro tempo, mas deixou escapar a chance de continuar na disputa na etapa final. Kennyd abriu o placar para o Cuiabá logo aos 13 minutos do segundo tempo e Gabriel aumentou a vantagem no 1º minuto dos acréscimos.

Com o resultado, o Costa Rica sai da competição e o Cuiabá enfrenta o Brasiliense (DF), também na Arena Pantanal, na quarta-feira (2). O jogo válido pelas quartas de final.

Rivais antigos

Em 2019, o Crec perdeu de 2 a 1 para o time mato-grossense – que joga a Série A do Brasileirão -, no jogo de volta das quartas de final. O jogo de ida terminou em empate de 1 a 1 no Laertão, em MS. Essa foi a primeira vez que o Costa Rica enfrentou um clube da elite do futebol nacional em sua história.

Copa Verde

O campeonato será enxuto e disputado no formato mata-mata partindo das oitavas de final. As partidas da competição, nas primeiras fases, são jogadas apenas em ida, com sede na casa do melhor ranqueado entre os rivais. A pontuação considerada é o ranking nacional da CBF.

O calendário da competição segue até o dia 15 de novembro, quando será realizado o último jogo da final. A partir das semifinais haverá duelos em formato de dois jogos, com o melhor ranqueado definindo a segunda partida em casa. O vencedor da Copa Verde terá vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil de 2023.

A Copa Verde faz parte do calendário anual de competições da CBF desde 2014 e se destaca por promover iniciativas de impacto social e de preservação do meio ambiente fora das quatro linhas.