O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) lança, nesta quinta-feira (17), a Corrida do Judiciário 2022, com a presença do atleta paraolímpico Yelstin Jacques, em Campo Grande. A corrida está marcada para 10 de dezembro.

A prova terá inscrições gratuitas e será aberta ao público. Inicialmente, de 13 a 18 de outubro, até as 17h, as inscrições serão exclusivas para magistrados e servidores.

A partir de 18 de outubro, às 17h01, estarão abertas para os atletas e público em geral até o preenchimento das 500 vagas disponibilizadas. As inscrições vão até 31 de outubro ou até o preenchimento de todas as vagas.

Os atletas vão correr num percurso no Parque dos Poderes, com saída da frente do Tribunal de Justiça, para todas as modalidades. Na categoria corrida serão 5 e 10 km e haverá ainda a caminhada de 5 km. Os cinco primeiros classificados nos 10 e 5 km da categoria corrida serão premiados em dinheiro, do primeiro ao quinto colocado, masculino e feminino. Todos os participantes receberão medalha.

O evento

As inscrições estarão disponíveis no portal do TJMS e a entrega dos kits, com camiseta e outros itens surpresa, será no dia 10 de dezembro. A prova está marcada para às 17h e a entrega será das 9h às 12h, na frente do prédio do TJ (entrada pela Avenida Mato Grosso).

O lançamento será às 17h desta quinta, com a palestra “Superando desafios: do treino até a 100ª medalha de ouro Paralímpica do Brasil”, com Yeltsin.

Atleta recordista

Yeltsin Jacques Ortega é natural de Campo Grande e nasceu com baixa visão que, gradativamente, foi progredindo até torná-lo cego. Conheceu o atletismo auxiliando um amigo, também deficiente visual, a correr.

O atleta iniciou sua carreira em 2007, com participação em várias competições nacionais e internacionais. Os destaques são para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Parapan-Americanos de Lima 2019 e de Toronto 2015, além do Mundial de 2013 na França, dos quais foi medalhista.

Yeltsin é recordista mundial nos 1.500 metros, vencedor do Prêmio Melhores do ano – Surto Paralímpico 2021 e reconhecido como uma das 30 personalidades de 2021 pela Revista Forbes.