Estados Unidos e País de Gales empataram em 1 a 1, na tarde desta segunda-feira (21), no Estádio Ahmad bin Ali. O jogo é válido pela 1ª rodada da fase no Grupo B da Copa do Mundo do Catar.

Timothy Weah, filho do icônico jogador liberiano George Weah, abriu o placar para os EUA aos 36 minutos do 1º tempo, e Bale, de pênalti, empatou para Gales, que retorna à Copa depois de 64 anos, aos 37′ do 2º tempo.

Os EUA mandaram no primeiro tempo, mas o Gales foi melhor na segunda etapa. Em uma partida desenhada dessa forma, nada mais natural do que um empate por 1 a 1, no encerramento da primeira rodada do Grupo B.

A partida marcou o retorno das duas seleções ao Mundial. Os norte-americanos não participaram da Rússia-2018, mas avançaram às oitavas de final nas duas edições anteriores à sua ausência, África do Sul-2010 e Brasil-2014.

Já a espera de Gales foi bem mais longa, mas bem mais longa mesmo. A terra de Gareth Bale jogou em 1958 e só retornou aos gramados do torneio de futebol mais importante do planeta hoje, 64 anos mais tarde.

Empatados com um ponto na segunda colocação da chave, os dois times voltam a campo nesta sexta-feira. Os EUA desafiarão a Inglaterra, que estreou com goleada na competição. Já Gales medirá forças contra o Irã, que busca a reabilitação.

Com o resultado, Estados Unidos e País de Gales terminam a primeira rodada empatados com um ponto na segunda e terceira colocação do Grupo B. A Inglaterra lidera com três pontos, já que mais cedo goleou Irã (o lanterna, com zero) por 6 a 2.

A próxima rodada do Grupo B será disputada na sexta (25). O País de Gales enfrenta o Irã às 6h (de MS), enquanto os Estados Unidos jogam contra a Inglaterra às 15h (também de MS).