Campo Grande volta a sediar Regional de Goalball após 7 anos, com dois representantes de MS

Esta será a última das 5 etapas do calendário regional de goalball
| 12/07/2022
- 13:42
goalball
Goalball (Foto: Divulgação/CBDV)

Campo Grande volta a ser sede do Regional Centro-Norte de Goalball 2022, a partir desta quinta-feira (14), após sete anos sem sediar o evento. Mato Grosso do Sul será representado por uma equipe masculina e uma feminina.

Ao todo, a Capital recebe nove equipes de goalball na categoria masculina e cinco na feminina para esta última das cinco etapas do calendário regional da modalidade, que já passou por João Pessoa (PB), São José dos Campos (SP), Londrina (PR) e (ES) neste ano. A última vez que Campo Grande havia sediado foi em 2015.

Deste evento, sairão as duas últimas vagas de cada categoria para o Campeonato Brasileiro – uma para a Série A e outra para a Série B. Os duelos acontecerão no Hotel Chácara do Lago, na Rua Bom Retiro, n° 1.098.

Seleção dos representantes de MS:

MS será representado por AdviMS (Associação dos Deficientes Visuais do MS) no feminino e pelo Ismac (Instituto Sul-Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas) no masculino, que já foi vice-campeão em 2012.

O time feminino do Ismac, que não participa neste ano, já conquistou vários pódios na competição: 3º lugar em 2012 e 2017, em Rondonópolis (MT) e em 2015 na Cidade Morena.

ADVIMS-MS

  • Técnica

AMANDA PAOLA VELASCO DE OLIVEIRA 

  • Atletas
  1. MARGARETE MARQUES DE ARRUDA
  2. MARIA ANDREA PEREIRA DOS SANTOS
  3. MIRIAM DE ANUNCIAÇÃO VALENTE
  4. ODILHA APARECIDA VIEIRA DOS SANTOS
  5. SÔNIA MARQUES VELASCO

ISMAC-MS

  • Técnico

GILSON KAMIYA

  • Atletas
  1. EUNICIO LAINA SOARES
  2. GERALDO FERREIRA DOS SANTOS
  3. MARCIO XIMENES RAMOS
  4. MAURICIO VITAL STRAL
  5. VALDIR ANTÔNIO LUSTOSA ALCÂNTARA

Times de Goalball

A Uniace-DF (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal) defende o título entre os homens conquistado em 2019 – não houve disputas nos dois anos seguintes por conta da pandemia. Os rapazes de Brasília já estão classificados para a Série A, assim como a Cetefe-DF (Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial) e o RDM-DF (Refrão de Mármore). Ou seja, se esses times estiverem entre os primeiros colocados do Regional de Goalball, a vaga na elite passará ao melhor colocado seguinte.

Entre as mulheres, as atuais campeãs são da Cetefe, que jogará desfalcada de duas atletas importantes, Jéssica Vitorino e Kátia. Ambas estão a serviço da Seleção Brasileira de Goalball, que esta semana disputará a Copa Ancara, na – o time masculino brasiliense não contará com o ala André Dantas pelo mesmo motivo.

No caso do torneio feminino, além da Cetefe, a AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos) também começa o Regional já garantida na Série A.

Vale lembrar que a elite do goalball estará em ação em São Paulo de 25 de setembro a 1º de outubro. Já a Segunda Divisão será realizada de 25 a 29 de outubro, no mesmo local.

O sistema de disputas é diferente para cada categoria. No masculino, são dois grupos cujos integrantes se enfrentam entre si em turno único. Os dois primeiros de cada lado se cruzam nas semifinais nesta ordem: 1º Grupo A x 2º Grupo B; 1º Grupo B x 2º Grupo A. No feminino, será turno único com cada equipe jogando quatro vezes. As duas melhores fazem a final.

Confira os grupos do Regional Centro-Norte:

FemininoMasculino
Chave ÚnicaGrupo AGrupo B
CETEFE-DFCETEFE-DFUNIACE-DF
AMC-MTABDV-DFRDM-DF
RDM-DFICEMAT-MTARDV-MT
ARDV-MTSEDEL-APISMAC-MS
ADVIMS-MSADVSL-MT

Veja também

Após uma espera de cinco dias, a disputa masculina da etapa de Teahupo’o (Taiti) da...

Últimas notícias