Atlético-MG vence Cruzeiro por 3 a 1 e conquista tricampeonato Mineiro
O título do time alvinegro é o 47º estadual da história do Atlético Mineiro
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Atlético-MG bateu o rival Cruzeiro por 3 a 1 em jogo único no estádio do Mineirão e se sagrou tricampeão do Campeonato Mineiro neste sábado. O título do time alvinegro é o 47º estadual da história do Atlético Mineiro, que é o maior campeão da história do torneio.
Com os dois gols na final deste sábado, Hulk chegou a 10 gols no Campeonato Mineiro, terminando na artilharia da competição. O atacante marcou 26 vezes nos últimos 26 jogos que fez pelo Atlético. O outro gol atleticano foi marcado por Nacho Fernández, enquanto Edu descontou para o Cruzeiro já no fim do jogo.
O clássico deste sábado também teve um acontecimento especial nas arquibancadas: a presença de torcida dividida dos dois times depois de cinco anos. 53.572 torcedores marcaram presença e fizeram uma linda festa no estádio do Mineirão.
Já faz 40 anos desde a última vez que o Atlético Mineiro conquistou três títulos estaduais consecutivos. A última sequência havia sido em 1978, 1979 e 1980. O time daquela geração foi além e faturou o hexa, com títulos nos três anos seguintes.
A conquista também é a segunda do Atlético neste ano, após o triunfo na Supercopa do Brasil. O recém-chegado técnico Antonio Mohamed, aniversariante do dia, já possui duas taças sob comando do novo time. Com os títulos também da Copa do Brasil e do último Brasileirão, o Atlético soma quatro triunfos nos últimos meses.
Após recorrer na justiça contra a punição de quatro jogos de Paulo Pezzolano, o treinador uruguaio pôde estar à beira do campo para o jogo deste sábado. No lado do Atlético, depois de representarem suas seleções nas Eliminatórias Sul-Americanas nesta semana, o chileno Eduardo Vargas, com virose, e o uruguaio Diego Godin, com dores no joelho, ficaram de fora da decisão.
O jogo começou com muita disputa e a primeira emoção foi para o lado do Atlético. Rafael Cabral saiu jogando errado e precisou fazer boas defesas em chutes de Hulk e rebote de Keno para se redimir e evitar que o adversário abrisse o placar. O Atlético seguiu pressionando as saídas de bola do Cruzeiro nos primeiros minutos. Apesar das boas oportunidades pela pressão do rival, o Cruzeiro ficou mais com a bola e foi melhor nos primeiros minutos. O time cruzeirense chegou a obrigar Everson a intervir com defesas.
Após a metade do primeiro tempo, o Atlético-MG começou a encaixar melhor suas jogadas e evoluiu em campo. Sempre decisivo, Hulk abriu o placar aos 30 minutos. O artilheiro do Atlético-MG carregou e protegeu a bola antes de arriscar de longe um chute de canhota e acertar o canto de Rafael Cabral.
Tentando empatar o jogo para não ir em desvantagem para o intervalo, o Cruzeiro quase marcou aos 42 minutos com Vitor Leque. Fernando Canesin fez cruzamento para Vitor Leque na segunda trave, mas o jogador não alcançou. Canesin voltou a criar nova jogada, que terminou em finalização de letra de Pedro Castro. Bem posicionado, Everson ajudou a segurar a pressão do Cruzeiro nos minutos finais. O goleiro voltou a fazer boa defesa em chute de Edu.
Com o bom momento no fim do primeiro tempo, o Cruzeiro conseguiu se manter melhor e iniciar o segundo tempo com superioridade. O time de Pezzolano acuou o Atlético durante um período, mas não conseguiu igualar o marcador. Após se defender bem, o Atlético foi mais efetivo e respondeu com o segundo gol aos 20 minutos. O time de Mohamed desceu em contra-ataque, Hulk tocou para Nacho Fernández. O meia fez um corte para dentro e bateu forte para balançar as redes do rival.
Com uma boa vantagem em mãos, o Atlético Mineiro conseguiu tranquilizar ainda mais o clássico a seu favor na reta final do jogo. Aos 33 minutos, Hulk partiu em velocidade e invadiu a área perseguido por um defensor. O artilheiro do campeonato foi derrubado por Rafael Cabral e a arbitragem marcou pênalti. O próprio Hulk foi para a cobrança e deslocou Rafael, cobrando no canto esquerdo para marcar 3 a 0.
O Cruzeiro foi valente nos minutos finais e não se entregou. O time conseguiu diminuir e fazer um gol de honra aos 44 minutos, com um cabeceio forte de Edu após cobrança de escanteio. A bola foi na direção de Everson, que não conseguiu segurar. Edu voltou a assustar de cabeça minutos depois, mas não marcou.
Campeão estadual, o Atlético já foca na Copa Libertadores, pela qual enfrenta o Tolima em sua estreia na próxima quarta-feira. O Cruzeiro inicia seu maior objetivo do ano na próxima sexta em jogo contra o Bahia pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Cuiabá cede empate ao Juventude e se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento
Veterano Nenê saiu do banco para marcar e conquistar ponto importante para o Juventude no Brasileiro
Estudantes que irão fazer o Enade devem preencher questionário ainda neste sábado
Prova será aplicada no domingo (24) para 283.550 acadêmicos inscritos
Ministra do Meio Ambiente avalia COP29 como uma ‘experiência difícil’
Marina também se referiu à COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025como a “COP das COPs”, destacando sua importância simbólica e estratégica para a restauração da Amazônia e o enfrentamento das crises climáticas
Botafogo empata no final contra o Vitória, mas perde a liderança do Brasileiro
Palmeiras assumiu a liderança, com os mesmos 70 pontos alcançados pelo Botafogo. Equipes se enfrentam na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.