Atletas de Mato Grosso do Sul conquistaram novas vitórias, na quinta-feira (22), durante os JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) 2022, em Brasília, Distrito Federal. Representando o Estado, jovens subiram ao pódio seis vezes, com dois ouros, duas pratas e um bronze conquistados. A equipe de basquetebol feminino da Unigran Capital está na semifinal da primeira divisão.

O terceiro dia da maior competição universitária da América Latina começou com medalha de ouro para o wrestling sul-mato-grossense, modalidade também conhecida como luta olímpica, com vitória do Angelo Anselmo Café de Oliveira, da Estácio de Sá, no estilo greco-romano, pela categoria até 67 kg.

Amanda Lima Leal, da mesma faculdade, foi campeã pelo segundo ano consecutivo, vencendo todas as lutas no estilo livre feminino, na categoria até 62 kg, de acordo com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

O tênis de mesa também brilhou com a atleta Lívia de Souza Lima, que já havia conquistado o ouro na disputa individual feminina, assegurou mais um na dupla mista, em parceria com Guilherme Chinem Alexandre Alves. Ambos são acadêmicos da Unigran Capital.

No karatê, Lucas Rosa de Araújo, da Unigran Capital, alcançou a prata no estilo kumite, categoria até 75 kg. Prata também para Samuel Rodrigues Vital na prova de arremesso do peso do atletismo paradesportivo.

O atleta da Unigran, de Dourados, conseguiu a marca de 8,08 metros, na classe F35 (atletas com transtorno do movimento e falta de coordenação motora de grau moderado). Isac Garcia Ribeiro Bignardi (Unigran Capital) fechou o dia assegurando o bronze no judô, na categoria leve (até 73 kg).

Ainda conforme a fundação, o basquete feminino sul-mato-grossense, representado pela Unigran Capital, avançou de fase e vai encarar a Universidade Paulista (Unip/SP) na semifinal, pela primeira divisão. Já o handebol masculino, também da Unigran Capital, enfrenta na semifinal a Faculdade Unitop (TO), na terceira divisão.

A delegação de Mato Grosso do Sul nos JUBs Brasília 2022 é coordenada pela Federação Universitária de Esportes, com apoio da Fundesporte. Ao todo, são 159 estudantes-atletas, que disputam 18 modalidades: acadêmico (apresentação de artigos científicos), atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, basquetebol, breaking, futsal, handebol, judô, karatê, natação, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Participam dos jogos as instituições: Anhanguera/Uniderp, Faculdade Estácio de Sá, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Faculdade Insted, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unigran e Unigran Capital.

Medalhas de karatê
Lucas Rosa de Araújo – estilo kumite (Foto: Fundesporte)

Medalhas conquistadas

Ouro

  • Bruna Vieira de Jesus – lançamento do dardo (atletismo) – UCDB
  • Lívia de Souza Lima – disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • Angelo Anselmo Café de Oliveira – estilo greco-romano, categoria -67 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Amanda Lima Leal – estilo livre feminino, categoria -62 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Guilherme Chinem Alexandre Alves e Guilherme Chinem Alexandre Alves – dupla mista (tênis de mesa) – Unigran Capital

Prata

  • Erick Kenji Medrado Taira – estilo kumite, categoria +84 kg (karatê) – UFMS
  • Lucas Rosa de Araújo – estilo kumite, categoria -75 kg (karatê) – Unigran Capital
  • Samuel Rodrigues Vital – arremesso do peso (atletismo paradesportivo) – Unigran

Bronze

  • Karina Dopper da Costa – disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • Yasmin Mayumi Carvalho Maruyama – categoria pesado -78 kg (judô) – UCDB
  • Isac Garcia Ribeiro Bignardi – categoria leve -73 kg (judô) – Unigran Capital