Esportes

Técnicos e atletas de MS são convocados para seletiva à Paralimpíada de Tóquio-2021

No evento serão organizadas tomadas de tempo e marcas, válidas para o ranking internacional

Fábio Oruê Publicado em 28/05/2021, às 16h42

Paratletas serão testados
Paratletas serão testados - Foto: Divulgação

Dois técnicos e três atletas sul-mato-grossenses do paratletismo foram convocados pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para participar de fase de treinamento seletivo no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), no mês de junho.

O período de treinos na capital paulista será pré-olímpico, pois serão organizadas tomadas de tempo e marcas, válidas para o ranking internacional do World Para Athletics (WPA) e classificatórias à Paralimpíada de Tóquio-2021.

O técnico Daniel Silva de Sena, da Associação Sprint Social - Atletismo de Inclusão e Paratletismo, de Campo Grande, integra o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) oferece treinamento desportivo em diversas modalidades a alunos-atletas no contraturno das aulas de escolas.

O profissional de Educação Física foi selecionado pelo CPB e acompanhará, no período de 31 de maio a 19 de junho, o paratleta Jonatan da Silva Ferreira, que vai buscar seu melhor tempo nas provas de 100, 200, 400 metros rasos e salto em distância, pela classe T37 (paralisado cerebral, sem auxílio de cadeira de rodas).

O sul-mato-grossense foi medalhista de bronze nos Jogos Parapan-Americanos 2019, de Lima, no Peru, nos 100 metros. Já a técnica da Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD/MS), Marli Cassoli, estará, de 12 a 19 de junho, junto a dois atletas: Mauro Lino Alves Pena Junior e Rosenei Herrera, que buscarão marcas no arremesso de peso, ambos na classe F36 (paralisado cerebral andante, sem auxílio de banco em provas de campo).

A possibilidade de participar do maior evento esportivo do planeta motiva Rosenei Herrera, que já possui rodagem internacional. A paratleta ajudou o Brasil no Parapan de Toronto-2015 e Lima-2019 ao faturar o bronze no arremesso de peso nas duas edições. 

Segundo o CPB, de 5 a 12 de junho, a fase de treinamento seletivo será realizada pelos atletas velocistas e que disputam em cadeiras de corrida. Já entre os dias 12 e 19, será a vez dos atletas lançadores, saltadores, e que correm meio-fundo e fundo executarem suas provas.

Os critérios para seleção estabelecidos pelo Comitê podem ser conferidos neste link.

Jornal Midiamax