Pular para o conteúdo
Esportes

Fórmula 1: Ricciardo vence prova histórica marcada por batida feia em Monza

McLaren venceu GP da Itália
Arquivo -

O GP da Itália, realizado na manhã de hoje, entrou para o hall de provas históricas da Fórmula 1. A corrida, marcada por um grave acidente envolvendo (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull), foi vencida por Daniel Ricciardo (McLaren).

A escuderia britânica, aliás, quebrou um longo tabu e venceu pela primeira vez desde 2012 – na ocasião, Jenson Button conquistou o GP do . Para completar, o jovem Lando Norris fez a dobradinha para a McLaren.

Valteri Bottas (Mercedes), que começou a prova em último, encerrou a corrida na 4ª posição, mas diante de uma punição de cinco segundos dada a Sergio Pérez (Red Bull), ficou no top 3. O mexicano caiu para a 5ª posição, atrás de Charles Leclerc ().

Largada maluca

Antes da corrida, o carro de Yuki Tsunoda (AlphaTauri) apresentou problemas e deixou a 15ª posição do grid rumo aos boxes – ele não participou da prova. Já Pierre Gasly, companheiro de equipe do japonês, iniciou longe do restante dos pilotos após bater no sprint de ontem – mas também abandonou.

Assim que as luzes verdes se acenderam, Ricciardo fez uma largada perfeita e ultrapassou Verstappen ainda na 1ª curva, enquanto Hamilton superou Norris. A briga na volta inicial, então, ficou entre líderes do campeonato.

O britânico tentou forçar para cima do holandês e os dois carros se tocaram. Pior para Hamilton, que precisou utilizar a área de escape e voltou a ficar atrás da McLaren, enquanto Verstappen se manteve na vice-liderança.

Giovinazzi, que havia se colocado entre as Ferraris de Sainz e Leclerc, acabou sendo tocado pelo espanhol. Com o impacto, o italiano da Alfa Romeo rodou e ficou atravessado na pista, gerando bandeira amarela.

Bottas ‘voa’ e Hamilton pressiona Norris

Com a bandeira verde, o destaque ficou para Bottas, que largou na última posição e, depois de 15 voltas, estava no 9° lugar – o finlandês ultrapassou pilotos como Vettel e Ocon.

Já Hamilton teve vida dura atrás de Norris. O heptacampeão tentou forçar diversas vezes para cima do compatriota, mas o jovem da McLaren segurou e não permitiu a ultrapassagem.

Red Bull erra, e Hamilton passa Norris

A volta 24 foi considerada mágica para a Mercedes. Isso porque a Red Bull teve problemas com o carro de Verstappen, que perdeu cerca de dez segundos em seu pit stop.

No momento em que o holandês passava por aperto, Hamilton ultrapassou Norris e foi trocar os seus pneus. A partir daí, a história foi escrita.

Batida histórica entre Verstappen e Hamilton

A parada de Hamilton também não foi boa (4,2 segundos), o que fez com que o britânico saísse na mesma região da reta em que estava Verstappen.

Os dois, que disputam ponto a ponto o título da temporada, entraram na 1ª curva lado a lado e bateram.

No choque, o carro de Verstappen chegou a ficar em cima da Mercedes de Hamilton, mas graças ao halo (sistema de segurança para proteger a cabeça dos esportistas), nenhum dos dois sofreu lesões graves.

Tanto o britânico quanto o holandês saíram da prova, e a bandeira amarela foi acionada pela organização da corrida.

Relargada sensacional de Norris e Bottas chegando

Sem os líderes do campeonato, a corrida recomeçou com Ricciardo na ponta, seguido de Leclerc e Norris. O jovem da McLaren, já na reta, conseguiu se sobressair diante da Ferrari e assumiu a vice-liderança.

Pérez, que vinha logo atrás do trio, aproveitou a brecha a passou Leclerc pouco tempo depois.

No entanto, um velho conhecido entrou em ação: Valteri Bottas. O finlandês se aproximou rapidamente dos primeiros colocados e, com facilidade, foi mais um a deixar a Ferrari para trás – ele ficou na 4ª posição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo

Perseguição em Campo Grande termina com apreensão de uma tonelada de maconha

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Taboão Magnus

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

depac maconha

Dois são presos com arma e munições em suposto desmanche no Itamaracá

Últimas Notícias

Polícia

Jovem fica em estado grave ao ser esfaqueado durante briga por dívida

Discussão por causa de uma dívida de R$ 50

Esportes

Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz

Foi sacramentada após a derrota de 2 a 0

Polícia

Foragido é preso por descumprir semiaberto e romper tornozeleira

No distrito de Nova Itamarati

Brasil

CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável

Ministério da Fazenda informou que as medidas alinham a regulamentação à Lei 14.995/2024