O afrouxamento das regras de enfrentamento ao coronavírus em veio também com a liberação, mediante restrições, dos jogos de futebol amador pelos campos da Cidade Morena. Neste domingo (16), por exemplo, a bola voltou a rolar oficialmente em alguns dos campeonatos mais conhecidos da cidade, inclusive com transmissão via redes sociais.

É bem verdade que, pelos bairros, campo-grandenses encontraram peladeiros envolvidos em disputas nos campinhos ou mesmo em quadras de futebol society. Porém, a grande maioria dos jogos desobedecia normas de biossegurança, alguns deles, inclusive, acabaram dispersados pela Guarda Civil Metropolitana.

Em 20 de abril, a Uefa (União Esportiva de Futebol Amador), que congrega vários times e campeonatos de bairros, emitiu comunicado no qual seu presidente, Cleiton Ferreira, agradecia a adesão voluntária de colaboradores à paralisação dos torneios amadores, que naquele momento completava 28 dias.

“A paralisação voluntária dos organizadores de campeonatos foi de suma importância em combate ao virus da Covid-19, atitude essa que merece todas nossas honrarias”, dizia o comunicado, postado na página oficial da associação no Facebook. Ao mesmo tempo, era feito um chamamento para os envolvidos no futebol amador para que, juntos, buscassem “uma melhor readaptação dessa prática esportiva”, com a programação de retorno de algumas das ligas organizadas pela entidade a partir deste domingo.

Contudo, já a partir daquela data, os organizadores de torneios estavam liberados para organizarem seus respectivos campeonatos, “desde que sejam realizados e enquadrados dentro do manual de biossegurança apresentado por essa instituição ao poder público”.

Desde sábado, a página da Uefa transmite torneios como o Amador da Comunidade Tia Eva e as quartas de final do Campeonato da Vila Albuquerque –este com jogos realizados na manhã deste domingo. Também foram feitas convocações para disputas no Taquaral Bosque neste fim de semana e para torneios futuros, como o do Dalva de Oliveira.

Regras de biossegurança

A reportagem consultou a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Campo Grande) a fim de saber quais as regras para a liberação de campeonatos no atual estágio da . No atual cenário, valem os efeitos do decreto municipal 14.494, de 13 de outubro de 2020, “que permite a realização de eventos e campeonatos esportivos com limitação de público em 30% (trinta por cento) da capacidade do local”.

Além disso, para a realização de eventos esportivos, o responsável pela organização deve protocolar, para cada evento, termo de compromisso e de contenção de riscos (biossegurança), bem como observar normas da resolução Sesau/Semadur 5/2020.

Presidente da Uefa, Cleiton Fernandes explica que a associação acompanha de perto os torneios a ela filiados, tomando e incentivando as precauções cabíveis. Embora se reconheça a impossibilidade de realizar a testagem em massa de jogadores, a aferição de temperatura e a disponibilização de álcool em gel são duas constantes.

“Tentamos, de uma forma ou de outra, ir adequando. Atletas e equipes foram comunicados de que o retorno não era obrigatório, tanto que houve equipes que recusaram [entrar em campo] e tiveram o dinheiro da inscrição devolvido. E outras que entraram no lugar cientes da situação”, explicou.

A racionalização dos recursos também levou a mudanças no calendário de competições. A Liga Terrão, maior torneio organizado pela Uefa, retornaria de forma simultânea por toda a cidade. Com o risco da Covid, optou-se por se concentrar os jogos por região e em 4 campos por vez, para melhor distribuir os equipamentos e também acompanhar os times. O torneio de Veteranos foi adiado para o fim de junho, quando também deve ocorrer o campeonato feminino.

(Alterado às 14h27 de 16 de maio para acréscimo de informações)